UOL


São Paulo, segunda-feira, 20 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TECNO

De vilões a heróis, hackers prometem acabar com a praga do spam

MARCELO VAZ
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Você sabe o que é spam -e-mail não solicitado. Agora vai dizer que gosta de receber? Claro que não. Ainda assim, não há quem resolva. Em programas, em webmail, em provedores, sempre há uma brecha por onde passa o lixo virtual.
Mas há uma esperança, vinda de um grupo inusitado de heróis: os hackers, neste caso, os caras que sabem tudo de computador, não os maus elementos da rede.
Na Spam Conference (http:// spamconference.org), reunião realizada na sexta-feira passada no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), foram eles as estrelas, ao apresentar sistemas que desenvolveram -alguns dizem filtrar 99% das mensagens indesejadas.
No Brasil, enviar (e permitir o envio de) spam pode ser considerado ilegal, de acordo com o novo Código Civil (artigo 187): "Também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes".
Já é alguma coisa. Mas pena que o lixo virtual venha quase todo do exterior e que, enquanto não se resolve o problema, caras como Ronnie Scelson continuam livres. Com um clique, ele manda lixo para 80 milhões de endereços de e-mail, incluindo o meu e o seu.
Então, viva os hackers do bem.

E-mail - walabibi@uol.com.br


Texto Anterior: 02 Neurônio: A vida como ela é
Próximo Texto: Internotas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.