São Paulo, segunda, 20 de julho de 1998

Texto Anterior | Índice

saúde
Coceira na hora da transa pode ser alergia ao tipo de camisinha

JAIRO BOUER
especial para a Folha

"Tenho 17 e toda vez que transo com meu namorado de camisinha sinto uma coceira e um calor muito grande na entrada da vagina. Isso pode ser alergia? O que faço?"

resposta Pode ser alergia, sim, moça! Algumas pesquisas mostram que 1% da população tem alergia ao látex, material de que é feita a maioria das camisinhas. Cerca de 1% das pessoas também são alérgicas ao espermicida que vem junto com alguns preservativos (o espermicida é uma substância que diminui, ainda mais, o risco de gravidez).
A alergia pode acontecer tanto no garoto como na garota. Ele sente coceira e calor no pênis, e uma mancha avermelhada pode aparecer. Ela sente calor, desconforto e coceira logo após a relação sexual.
Quais são as alternativas? Em primeiro lugar, checar com seu ginecologista se está tudo em ordem com você. Depois, tentar camisinha sem espermicida. Se a alergia não melhorar, você vai ter de usar preservativo de outro material. O mais comum é o de poliuretano. Algumas camisinhas importadas, que podem ser encontradas nas grandes redes de farmácia, são feitas com esse material. Para terminar, você tem a alternativa da camisinha feminina, que também é feita de poliuretano.


Jairo Bouer, 32, é médico. Se você tem dúvidas sobre Saúde, escreva para a Folha ou mande e-mail para jbouer@uol.com.br.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.