São Paulo, segunda-feira, 21 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

games

Festa radical

No próximo fim de semana São Paulo recebe uma versão do maior campeonato de esportes radicais do mundo, os X Games

DANIEL SOLYSZKO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nos próximos dias 25, 26 e 27, São Paulo irá sediar a primeira edição nacional dos X Games, no sambódromo do Anhembi. A versão brasileira do maior campeonato de esportes radicais do mundo chega em versão mais enxuta que a estrangeira. São três modalidades e seis diferentes categorias: moto X (best trick e step up); BMX (street e vert) e skate (street e vert).
Além da competição oficial com alguns dos melhores esportistas mundiais de cada categoria, totalizando quase 100 participantes, o evento ainda conta com apresentações especiais, shows musicais, espaços de entretenimento e um público estimado em 30 mil pessoas.
Entre os participantes mais famosos estão os campeões brasileiros de skate Bob Burnquist (que já ganhou 14 medalhas pelo evento) e Sandro Dias, o Mineirinho (com 6 medalhas). Esta será a primeira vez que uma etapa internacional dos X Games acontece no Brasil. O Rio já abrigou a versão latina do campeonato, que funcionou como prévia para a final em Los Angeles (EUA), em 2002, em 2003 e em 2004.
O evento foi realizado pela primeira vez em 1995 nos EUA sob a alcunha de Extreme Games (jogos radicais) e incluía originalmente nove categorias, entre elas bungee jump e skysurfing. No ano seguinte o evento foi renomeado como X Games e começou a se expandir com a realização de jogos de inverno. Com o tempo, o evento cresceu cada vez mais em popularidade e logo estava conquistando outros continentes com X Games internacionais.
As categorias mudam constantemente, com diversos esportes saindo da competição e outros entrando. Os patins in-line (in-line skating), pela qual a brasileira Fabíola da Silva ganhou 8 medalhas, foi excluído e hoje só está presente através de demonstrações.
O campeonato quer também ajudar a difundir as modalidades para o grande público e atrair maior investimento para os esportes radicais no país. Nesta e nas próximas oito páginas desta edição do Folhateen você vai saber tudo o que São Paulo verá no próximo fim de semana. E é bom já estar preparado, porque o programa é radical.


Texto Anterior: Os destaques da Virada
Próximo Texto: Moto x
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.