São Paulo, Segunda-feira, 21 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campanha Folhateen
Look fumante inclui rugas antes do tempo

Editora do Folhateen

O cigarro é a maior causa de morte e de doenças que podem ser evitadas. O vício já é considerado epidemia -e "contagiosa", já que detona os fumantes ativos e os passivos. É culpado por 90% dos casos de câncer de pulmão e 30% dos enfartos. Mas, se você é do tipo de fumante que tais notícias não são capazes de causar-lhe rugas de preocupação, vai ganhar rugas de velhice antes que possa imaginar.
Se não dá para ver o pulmão do fumante, dá para ver na cara o estrago causado pelo cigarro. O vício acelera o envelhecimento, é um aliado da celulite, das manchas na pele... Quer mais? Ele "tinge" a pele da pessoa de uma cor pardenta e escurece os seus lábios.
"A maior queixa dos fumantes que me procuram é sobre rugas e tônus", diz Shirlei Borelli, responsável pelo setor de Cosmiatria Dermatológica da Faculdade de Medicina do ABC. E isso porque a nicotina e os demais ingredientes do cigarro impedem a devida oxigenação das células, desencadeando o processo de radicais livres e o consequente envelhecimento.
A pele então ganha em flacidez, porque está mal nutrida, e pode ficar mais seca ou mais oleosa, dependendo da tendência da pessoa. Para quem ainda não pegou a mensagem do quanto o tabagismo ajuda no envelhecimento, vai entender agora: o sol em excesso é a causa número um das rugas precoces, e isso você já está careca de saber. Pois o vício é o segundo maior causador, diz Shirlei. Já as manchas na pele são desencadeadas por vários fatores. Mais uma vez, o sol é um, e o tabagismo, outro.
Daí, a fumante espertinha pode pensar assim: "E para que existem as cirurgias plásticas?". Olha, nos Estados Unidos, algumas só servem para quem não fuma, são proibidas aos fumantes. São as intervenções que dependem da boa circulação, diz o mestre da cirurgia estética no Brasil Ivo Pintanguy.
Ele explica que as cirurgias em fumantes são mais complicadas. Um risco, por exemplo, é o de pequenas necroses da pele -apodrecimento, para ser mais claro.

Uma boa notícia
A única boa notícia possível neste espaço é que manchas, pele flácida, cor esquisita, enfim, esse visual fumante pode ser revertido. Com cremes?, perguntaria a espertinha acima. Olha, só se for milagroso, diz Shirlei. É preciso também mudar os hábitos, o que significa apagar de vez o cigarro.
Claro que não se ganha o look tabaco assim da noite para o dia. É preciso um bom tempo de vício. O problema é que, como informa a OMS (Organização Mundial da Saúde), quem ainda não chegou aos 19 anos e já começou a fumar pode entrar para o grupo dos 50% dos fumantes que vão morrer por causa de doenças ligadas ao tabaco. (BELL KRANZ)


Texto Anterior: Cd-rom: Atlas reúne imagens e estatísticas
Próximo Texto: Fatecs: Fim-de-semana de prova
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.