São Paulo, segunda, 21 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

vídeo
Ethan Hawke é estrela do mês

da Reportagem Local

Ethan Hawke é a bola da vez nas videolocadoras neste fim de ano. Entre os principais lançamentos deste mês, três filmes com o ator estão nas prateleiras: "Gattaca -Experiência Genética", "Newton Boys - Irmãos Fora-da-Lei" e "Grandes Esperanças".
Ambientado num futuro em que a engenharia genética cria seres superiores e relega a uma vida miserável gente com "defeitos", como cárie nos dentes, miopia ou baixa estatura, o filme mostra a luta de Vincent (Hawke), um dos "inválidos" (termo usado no roteiro).
Ele quer ser piloto, atividade reservada apenas à elite, e, para isso, precisa forjar uma nova identidade. O problema é que o dia-a-dia da população está recheado de contatos com diversos aparelhos de checagem, que examinam a íris do olho, fios de cabelo, pele, sangue e saliva. Ele tem de driblá-los.
O clima de terror genético é angustiante, e Vincent ainda tem de administrar seu romance com uma mulher da turma dos "perfeitas" (interpretada pela mais que perfeita Uma Thurman, atual mulher de Hawke -os dois têm um filho de um ano).
Uma alternativa ao clima tenso de "Gattaca" é a descontração de "Newton Boys", aventura divertida sobre quatro irmãos que assaltaram mais de 80 bancos americanos entre 1919 e 1924, sem matar ninguém.
No elenco de jovens galãs, Hawke é destaque ao lado de Matthew McConaughey (o eterno "novo Paul Newman"), que interpreta o líder da gangue. Movimentado e bem escrito, "Newton Boys" é uma bela matinê com pipoca.
Já a adaptação do romance de Charles Dickens "Grandes Esperanças", mais uma vez nas telas, vale mesmo pela química sexual do casal central, Hawke e Gwyneth Paltrow (a ex-senhora Brad Pitt).
Há pelo menos duas sequências da dupla capazes de arrepiar qualquer um. Elas compensam o roteiro ginasiano. (THALES DE MENEZES)




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.