São Paulo, segunda-feira, 22 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo & saúde

Jairo Bouer

O que você come?

No início desse mês foi anunciado nos EUA um acordo entre as maiores empresas produtoras de refrigerantes para proibir progressivamente a venda desse tipo de produto nas escolas de todo o país até 2010. É uma das medidas para tentar conter a epidemia de obesidade que toma conta de muitos jovens americanos.
No Brasil, várias escolas já "conversam" com suas cantinas sobre o tipo de bebidas e de alimentos que podem ser vendidos aos alunos. Frituras, doces e refrigerantes estão no alvo de uma orientação nutricional mais saudável.
E você? Como será que anda sua alimentação? Aqui no Brasil, apesar de termos hábitos alimentares diferentes dos americanos, muita gente está com seu peso acima do ideal, em parte porque come mal e, em parte, porque faz pouca atividade física.
Quanto mais automatizada fica nossa vida e quanto maior a violência nas ruas das grandes cidades, entre outros fatores, menos as pessoas se movimentam. Cada controle remoto ou botão que cai nas nossas mãos pode tornar menos freqüente nossa atividade física.
Além disso, boa parte dos jovens brasileiros, à semelhança do que acontece em outras partes do mundo, gosta de comer alimentos que têm muito carboidrato simples (pão, bolachas, massas, arroz), gorduras saturadas de origem animal (carne vermelha, manteiga, leite) e doces. Esses alimentos facilitam o ganho de peso. E, muitos deles, rapidamente digeridos pelo organismo, fazem com que a pessoa sinta fome pouco tempo depois de comer.
É lógico que proibir a venda de refrigerantes e doces na escola não vai resolver todo o problema. Em se tratando de alimentação, o assunto nunca é tão simples. São muitos fatores que estão em jogo. De qualquer forma, moderar no consumo dos alimentos citados acima e ter uma dieta alimentar mais variada e saudável, que inclua frutas, vegetais, carnes brancas, gordura de origem vegetal e grãos integrais, pode ser um caminho.
E não se esqueça: mexa-se! Escolha algum tipo de atividade física que você goste e tente praticar com alguma regularidade. Também, quando possível, troque elevador por escada, carro por caminhada e botão por movimento. É isso aí!


Texto Anterior: Profissões: Evento
Próximo Texto: Copa 2006: Time da Inglaterra convoca adolescente de 17 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.