São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 2002

Próximo Texto | Índice

cartas

COLUNA "ESCUTA AQUI" CAUSA POLÊMICA, E LEITOR PEDE MENOS ENTREVISTAS COM 'MAURICINHOS'

Fui viciada em celular
"Tenho um celular que só é utilizado em caso de emergência. Depois de ser viciada em celular e de chegar a gastar R$ 330 em uma única conta, percebi que isso era exagero e falta de responsabilidade. Percebi também que, além de perder a minha privacidade, eu "torrava" o meu dinheiro. Então, pessoal, por que ficar horas no celular falando coisas desnecessárias?"
Ana Carolina - por e-mail

Menos "mauricinhos"
"Continuo não gostando do Folhateen. Na reportagem "Olha quem está falando" (ed. de 15/7), qualquer um percebe que 90% dos entrevistados são mantidos pelos pais. Esse é o grande problema do Folhateen: quando querem obter opiniões de jovens, sempre falam com "patricinhas" ou "mauricinhos". Dificilmente você vê adolescentes que trabalham e dão duro para se manter. Gostaria que o Folhateen fosse menos parcial ao escolher seus entrevistados."
Valdir ÓliverSon - por e-mail

Gênios e suas respostas
"Foi muito boa a coluna "Escuta Aqui" da ed. de 15/7. As respostas foram exatamente o que os "gênios" da música brasileira (e, por que não, mundial?) responderiam. Está mais do que na hora de esses "gênios" pararem de criar. Eles já não precisam mais. Já escreveram, a sangue, seus nomes da história da música da Terra (isso se não houver vida em outros planetas, claro)."
Rafael Toron - por e-mail

Jogo sujo
"Álvaro Pereira Júnior jogou sujo na edição de 15/7. Suas respostas fictícias atribuídas aos gênios da música brasileira quase me enganaram, pois só fui perceber seu caráter fantasioso em uma segunda leitura (e eu não sou nenhum inculto). Imagino que aqueles que fizeram uma leitura dinâmica ou que tenham pouca instrução devam estar queimando seus discos de MPB agora. Quem Álvaro pensa que é para pôr palavras na boca dos outros? Apelo para que Carlinhos Brown, Caetano Veloso e Arnaldo Antunes respondam ao colunista, e que esta Folha as publique! Critique, mas não engane!!"
Rafael Miranda - São Paulo, SP

Xenofobia de paulista?
"Em sua carta, Alexandre F. Silva Andrada (ed. de 15/7) fareja "xenofobia de paulista" na reportagem sobre os adolescentes das pequenas cidades daqui da Paraíba. Apesar de vez por outra ocorrerem manifestações de preconceito contra nordestinos nas páginas da Folha, na sua reportagem, Augusto Pinheiro retratou com fidelidade a triste realidade daqueles jovens, que vêem a rodoviária como única saída."
Carmélio Reynaldo Ferreira - João Pessoa, PB

Cinco esclarecimentos
"Gostaria de esclarecer algumas coisas ao leitor Alexandre F. Silva Andrada. Primeiro, horrível não é a reportagem em questão, e sim a realidade que ela retrata. Segundo, porteiro e faxineiro são ocupações dignas independentemente da origem de seus profissionais. Terceiro, achar que os paulistas são "mauricinhos" alienados, além de clichê, é também preconceito. Quarto, ignorar a realidade, por mais dura que seja, e só querer ver o lado bom das coisas é atitude de um verdadeiro alienado. Quinto, xenofobia é ódio ao estrangeiro. Pelo que eu sei, nordestinos e paulistas são brasileiros."
Emerson Martinez, 28 - por e-mail



Próximo Texto: Folhateen indica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.