São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FESTIVAL

Maratona do Anima Mundi traz 760 filmes e uma gincana

Prepare-se para tanta animação

DA REPORTAGEM LOCAL

Na quarta-feira (24/7), tem início em São Paulo uma maratona de animações. É o 10º Anima Mundi -Festival Internacional de Animação do Brasil, que reúne trabalhos de 46 países e traz workshops e papos animados com convidados.
O evento celebra dez anos com o mérito de ter disseminado no país a cultura de animação. O que antes era tido como "coisa de criança", hoje tem público variado e fiel. O Anima Mundi também se tornou a grande vitrine mundial dos trabalhos realizados no Brasil, incentivando a produção nacional e incrementando o mercado.
Se na primeira edição do festival havia apenas 30 filmes brasileiros entre os 144 trabalhos inscritos, hoje esse número pulou para 168.
Para comemorar, o festival tem papos animados com o brasileiro Carlos Saldanha, um dos diretores do filme "Era do Gelo" e com o pessoal da produtora Vetor Zero, responsável pela impagável tartaruga das propagandas da Brahma na Copa. Há ainda workshops. O destaque é o de Jason Spencer-Galsworthy, diretor de animação do engraçado "A Fuga das Galinhas", que já teve as inscrições encerradas.
Só que tem mais. Neste ano, o Anima Mundi traz ao Brasil o Animathon, uma espécie de maratona de animação no sentido mais literal do termo. Criado pelo premiado animador canadense André Leduc, o Animathon é uma gincana de poucos dias da qual resulta um filme de animação realizado coletivamente que será exibido no festival. Para participar, não é preciso ter experiência em animação. Basta ter mais de 14 anos e disposição para passar dois dias desenhando feito louco. Consulte o site do Anima Mundi (www.animamundi.com.br) para mais informações sobre a programação do festival e sobre a inscrição para o Animathon. (FM)


O Anima Mundi ocupa o Espaço Unibando (tel. 0/xx/11/288-6180), o Cineclube DirecTV (tel. 0/xx/11/3085-7684) e as salas do Centro Brasileiro Britânico (tel. 0/ zx/11/3039-0567), do Centro Cultural Banco do Brasil (tel. 0/xx/11/3113-3651), do Centro Cultural Fiesp (tel. 0/xx/11/ 284-3639).


Texto Anterior: Guerra dos consoles tem novo round no Brasil
Próximo Texto: Panorâmica: Estudo mostra que depressão é a maior causa do suicídio de jovens
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.