São Paulo, segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO & SAÚDE

>> Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Álcool e cigarro

NA PENÚLTIMA COLUNA do ano a gente inicia um balanço sobre temas de saúde e comportamento que foram destaque em 2008 e que podem influenciar sua vida. Os focos hoje são o álcool e o cigarro!

Lei seca
A nova lei, adotada em meados de junho, na prática proíbe quem bebeu mais do que uma ou duas cervejas de guiar o seu carro. À medida que o consumo de álcool aumenta, diminuem nossos reflexos e aumentam as chances de imprudências e acidentes. A nova lei, mais rigorosa que a anterior, foi inicialmente seguida de uma série de blitze, que chegaram a prender infratores, inibindo os motoristas que bebiam demais e provocando uma queda no número de acidentes nas grandes cidades. Os novos índices adotados pela lei foram alvo de críticas, já que muita gente considera os valores de tolerância ao nível de álcool no sangue muito baixos. De qualquer forma, vários estabelecimentos se organizaram para tentar reduzir o impacto da nova lei, contratando motoristas, fazendo contatos com táxis, entre outras medidas. De início, o assunto estava na mídia e as pessoas pareciam estar mais mobilizadas. Nos meses seguintes, entretanto, houve um afrouxamento do controle e, com isso, uma diminuição do impacto inicial da lei.
Vale lembrar: medidas que miram uma mudança de comportamento de toda uma população precisam de um controle mais próximo e por mais tempo para que, de fato, possam surtir efeito no longo prazo. As pessoas não mudam um comportamento da noite para o dia! Você, por exemplo, já incorporou a lei seca a sua vida? Ou inicialmente se assuntou com as blitze e agora está mais relaxado de novo?

Cerco ao cigarro
O cigarro passou a ser mais "visado" por especialistas e autoridades. Além de uma série de novos estudos que continuam a associar o cigarro a diversos problemas de saúde, muito se discutiu por aqui se o cigarro deveria ser proibido, definitivamente, em ambientes fechados. A cidade do Rio tomou a dianteira no Brasil e já proibiu o fumo em bares e restaurantes, como fizeram várias cidades na Europa e na América do Sul. Em São Paulo, nenhuma nova lei foi aprovada nesse sentido e nenhuma medida de pressão ou controle por parte das autoridades foi aplicada. Não seria importante respeitar a saúde de quem não quer fumar e deseja freqüentar uma balada? Se você fuma, antes de acender o próximo cigarro, pense em quem está ao seu lado!
Na próxima semana, a gente fecha este balanço, trazendo algumas notícias de sexualidade que tiveram destaque nesse ano. É bom lembrar que, tanto nos assuntos desta semana como nos da próxima semana, sua atitude daqui para frente pode fazer toda a diferença! Em tempo, feliz Natal!


Texto Anterior: Baladas legais
Próximo Texto: Tecnologia: Cibercelebridades
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.