São Paulo, segunda-feira, 23 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo & Saúde

Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Quero maior

1
"Você acha que puxando meu pênis diariamente ele irá crescer? Comprei um manual pela internet e já estou achando que ele aumentou um pouco. Tenho 14 cm e pretendo chegar aos 18 cm. Será que consigo?"

2
"Meu pênis só mede 14 cm e minha namorada reclama muito. O que faço?"

3
"Tenho 12 e meu pênis mede apenas 7 cm. Será que ele ainda cresce?"

4
"Tenho 19 e meu pênis ereto ou mole tem praticamente os mesmos 13 cm. Será que o freio não o deixou crescer?"


MUITAS DÚVIDAS hoje sobre um tema que é campeão de freqüência aqui na coluna: tamanho do pênis. Raramente uma garota escreve reclamando do tamanho do pênis do namorado, o que mostra que essa inquietação é, provavelmente, muito mais uma questão da identidade masculina do que uma preocupação real com o que a mulher vai dizer, achar ou sentir. Ou seja, de alguma forma, ainda hoje, o homem relaciona tamanho de pênis com maior virilidade, melhor desempenho ou maior potência sexual. Lendas!
Há muito se sabe que a mágica no sexo é independente do tamanho do pênis. Tem muito mais a ver com desejo, com "saber fazer", com confiança, com intimidade, com carinho, com experiência.
Por isso, há um exagero na busca de recursos milagrosos para o aumento do pênis. Até hoje as entidades médicas não autorizam nenhuma técnica ou cirurgia. O que se oferece na internet não tem efeitos comprovados e, em algumas situações, pode trazer riscos. Assim, extensores, ordenhas, "puxadas" e coisas do gênero não alcançam resultado satisfatório. O tamanho médio do pênis do homem brasileiro, em ereção, é de cerca de 13 cm, muito menos do que fantasia a imaginação de boa parte da população masculina. Lógico que muitos homens têm pênis maior, mas essa não é a regra.
Aos 12 é provável que o pênis ainda aumente (aliás, esse crescimento se encerra, mais ou menos, no final da puberdade) e não é o freio, a fimose, nem a cirurgia para correção da fimose que diminuem o pênis. Ele tem tamanho definido independentemente dessas condições.
Alguns garotos têm um aumento significativo do tamanho do pênis na passagem do estado de flacidez para o estado de ereção, já outros não sofrem grandes variações. Moral da história: cada um tem o tamanho que a genética possibilitou. Assim como um cara de 1,70 m não vai conseguir ser esticado até 1,85 m, um pênis de 14 cm também não pode ser puxado até chegar aos 18 cm!


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Baladas legais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.