São Paulo, segunda, 24 de março de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deborah e Cyndi retornam à cena

Foto: Divulgação
A cantora norte-americana Cyndi Lauper volta com baladas tristes e outras nem tanto no CD " Sisters of Avalon", que ainda traz faixas de rock, dance e world music


AUGUSTO PINHEIRO
da Reportagem Local

As duas andavam sumidas. As cantoras Deborah Blando e Cyndi Lauper retornam com os CDs "Unicamente" e "Sisters of Avalon", respectivamente, após muitos anos de silêncio.
A primeira, nascida na Itália e criada no Brasil, tem grandes ambições: uma carreira de alcance internacional e multilíngue.
Já Cyndi continua trilhando seu caminho pessoal, aparentemente sem a pretensão de reviver a mesma popularidade da época do hit "Girls Just Wanna Have Fun" .
O homem que está por trás do trabalho de Deborah Blando é o mesmo que empresariou a ex-vagabond chic Cyndi Lauper.
O americano David Wolff conheceu Cyndi em uma festa em 83, quando começou a namorar e empresariar a cantora. Acompanhou a ascensão e queda da garota de cabelo cor-de-rosa e voz possante.
Em 89, quando Cyndi se apresentou em São Paulo, David conheceu a pretendente a estrela Deborah Blando e a achou "muito especial". Propôs um desafio: gravar quatro músicas em inglês. Virou seu empresário e só em 92 se despediu de Miss Lauper.
"As duas têm ascendência italiana, visão própria e são grandes cantoras. Mas as semelhanças acabam aí. De resto, são completamente diferentes", diz David.
Isso se reflete tanto no temperamento e personalidade das cantoras quanto na forma de compor. "Deborah começa a compor a partir de ritmos, enquanto Cyndi vem com idéias melódicas. É consequência da influência brasileira de Deborah, que Cyndi não tem."
David acredita que Deborah se tornará a primeira popstar brasileira de carreira internacional. "Quando ela cantar essas músicas com seu inglês perfeito e tempero brasileiro para uma platéia americana, vai unir as duas culturas."
Os dois CDs investem na mistura. Deborah explora suas várias referências culturais: ritmos afro-brasileiros, funk, melodias italianas. Envolvida com o movimento new age, mostra-se mística em referências à era das águas e deuses da criação.
Já "Sisters of Avalon", de Cyndi, com predominância de baladas pop, desliza para a dance music (na melhor faixa, "Ballad of Cleo and Joe") e world music ("Mother"). Mas não consegue reeditar clássicos como "Time after time" e "True Colors".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã