São Paulo, segunda-feira, 24 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

audiovisual

A hora da verdade

O festival de documentários É Tudo Verdade tem início na quarta-feira, em São Paulo

ALAN DE FARIA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os fãs de documentários têm bons motivos para comemorar. O É Tudo Verdade, um dos principais festivais do gênero do país, começa na próxima quarta-feira. E, como todo evento cinematográfico que se preze, a diversidade temática é característica marcante.
Há produções sobre guerras e política, cinebiografias, periferias de cidades, música e até mesmo cartum.
O curta "Dossiê Rê Bordosa", de Cesar Cabral, um dos destaques do festival, aborda de maneira bastante divertida a morte da personagem Rê Bordosa, do cartunista Angeli.
Outro destaque entre os curtas é o polonês "52%", de Rafal Skalski, que acompanha a luta de uma jovem para se tornar bailarina.
Entre os longas internacionais, vale ficar de olho em "Me Abrace Forte e Me Deixe Ir", de Kim Longinotto, escolhido o melhor documentário do BritDoc 2007. O filme fala sobre as técnicas que uma escola utiliza em estudantes expulsos de outros estabelecimentos de ensino devido ao seu comportamento violento.
A produção brasileira está bem representada. Carla Gallo, em "O Aborto dos Outros", investiga a questão do aborto focando em casos permitidos pela lei brasileira. Já Henri Gervaiseau e Cláudia Mesquita miram a câmera para o bairro Cidade Tiradentes, com a intenção de mostrar uma região que não se resume à violência.
Para os fãs de música, o É Tudo Verdade exibe filmes sobre Caetano Veloso ("Coração Vagabundo", de Fernando Andrade) e Simonal ("Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei", de Cláudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal), entre outros.
O festival ocorre do dia 26 a 6 de abril em São Paulo e, no Rio, de 27 a 6 de abril. Depois, viaja para Bauru (SP), Brasília (DF), Recife (PE) e Caxias do Sul (RS). Mais informações no site www.etudoverdade.com.br.


Texto Anterior: Sexo & Saúde - Jairo Bouer: Masturbação e espinhas
Próximo Texto: 02 Neurônio: O pretê-pedalinho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.