São Paulo, segunda-feira, 24 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIAS

O Orkut, um serviço que reúne pessoas com afinidades na internet, vira mania entre brasileiros

Eu quero ter um milhão de AMIGOS

DA REPORTAGEM LOCAL

A Sabrina não conhece o Marcel. Nem o Rodrigo conhece a Talita. Mas é certeza que algum amigo eles têm em comum. Olhe só: a Talita é amiga da Sabrina, que é amiga do Rodrigo, que é amigo do Marcel, que não faz idéia de quem seja a Talita. Confuso, né? Essa e outras milhares de redes de amigos que se cruzam com as de amigos de outros amigos têm um ponto de encontro na internet.
A nova febre digital atende pelo nome Orkut (www.orkut.com) e para fazer parte você tem de ser convidado por alguém que tenha o perfil habilitado dentro do site e ter mais de 18 anos de idade.
O serviço, afiliado ao site de busca Google, foi criado no final de janeiro pelo engenheiro Orkut Buyukkokten e hoje reúne mais de 2 milhões de usuários registrados. Para surpresa de muitos, o Brasil é o segundo colocado no número de inscritos, com 16,9% deles, abaixo apenas dos EUA, que tem 41,2% do número de pessoas cadastradas.
Funciona assim: após ter sido convidado por algum usuário você cria seu perfil com nome, idade, gostos, ficha profissional e até uma página dedicada a encontrar um namorado ou namorada.
A partir daí, você começa a procurar amigos em comum com outros amigos e inclui o perfil deles na sua lista de amigos e ainda ganha o direito de convidar amigos que não estão cadastrados no site.
Assim como todo mundo cadastrado, você terá acesso às listas e aos perfis de seus amigos e aos de amigos de amigos. Você verá que essa corrente fará com que você esteja conectado a milhares de pessoas no mundo todo.
No site ainda é possível criar ou se filiar a comunidades de discussão de qualquer assunto, como música, cinema, esportes... Há até uma comunidade que reclama da invasão brasileira no Orkut!
Talvez fique mais fácil de entender com exemplos reais. Marcel Steiner, 23, conquistou um perfil no Orkut após ter sido convidado por uma amiga há menos de um mês. Ele tem 31 amigos em sua lista e até foi achado por uma amiga de faculdade com quem ele mal falava. Descobriu que os dois freqüentam a mesma casa noturna, A Lôca, em São Paulo, e que há até uma comunidade sobre o clube.
"A cada dia há uma nova surpresa. Eu nunca tinha conversado com ela, mas vimos que temos muito em comum."
Marcel sente que perdeu parte de sua privacidade ao exibir particularidades de sua vida na internet. "Mais de 400 pessoas já visitaram meu perfil e sabem de coisas da minha vida. É assustador, mas muito divertido", conta.
Marcel está na lista de amigos do carioca Rodrigo Garcia Dutra, 23, que tem o perfil há três semanas e já acumula 166 amigos em sua lista. Ele mora em São Paulo há três anos.
"Encontrei uma comunidade de ex-alunos do colégio onde estudava no Rio e voltei a falar com gente com quem convivi na quinta série. Acho legal essas comunidades, pois juntam pessoas por afinidades. Sou comprometido, mas muita gente procura paquera."
Na lista de Rodrigo está Sabrina Petraglia, 21, que é locutora da rádio Tupi FM, especializada em música sertaneja, e tem 31 amigos no Orkut, do qual faz parte há 15 dias. "Vi o perfil de um menino que usava chapéu de palha e mandei uma mensagem para ele, para saber se gostava de sertanejo. Ainda não obtive resposta", conta Sabrina.
Ela estuda comunicação na PUC de São Paulo e incluiu em sua lista de amigos a colega Talita Zamarioli, 20, que também estuda teatro e acumula 77 amigos em sua lista, iniciada há um mês. "Tenho um amigo do Rio Grande do Sul, que conheci na comunidade dedicada ao cinema brasileiro. A gente nunca se viu pessoalmente, mas trocamos e-mail e conversamos pelo messenger", conta.
Ela vê vantagens ao Orkut se comparado a outros sites e programas criados para conhecer pessoas na internet. "É bem melhor que blogs, fotologs e bate-papo, pois você tem de ser convidado para fazer parte. Tem de ser alguém real, que tem foto e informação. Não é formado por pessoas que fingem ser alguém", diz.
(LEANDRO FORTINO)

Texto Anterior: Fique atento
Próximo Texto: Série de TV "persegue" adolescentes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.