São Paulo, Segunda-feira, 24 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cartas
A seção hoje tem de tudo um pouco! Manifeste-se você também, enviando a sua mensagem ou imagem!

Boi, zona e crimes
"Estou implorando por uma ajuda. Vocês nem imaginam como é viver numa cidade isolada por cabeças de gado. Aqui, em Campo Grande, não existe uma FM decente. Você liga num horário, e está tocando a mesma música em todas as rádios, em perfeita sincronia. E, para ficar mais ridícula a situação, a rádio mais escutada pelos acéfalos agora virou uma filial da Universal do Reino de Deus.
E o jornal! Você abre e tem anúncio de casas de shows eróticos, venda de gado e assaltos. Só isso, nenhum jornal procura saber se acontece algum movimento cultural na cidade. O assunto é boi, zona e crimes. Existem muitas bandas tentando melhorar o panorama cultural, mas não encontram apoio da imprensa local. Parece piada. Os grandes empresários da cultura só investem no que aparece na TV, não existe uma procura pelo novo, tudo tem de ser mastigado e fácil. Por isso peço socorro. Campo Grande está afundando na mesmice. "We're not gonna take it"."
Joaquim Seabra (Campo Grande, MS)

A gótica
"Tenho 16 e curto som gótico. Divulguem alguma reportagem sobre as bandas Jesus e Mary Chain e Type O Negative. Se alguém tiver alguma reportagem sobre as referidas bandas, favor escrever para r. Gilio Tofaneli, 749, Pirassununga, SP, CEP 13630-000."
Anália F. Duarte, 16 (Pirassununga, São Paulo)

Show do Metallica
"Não concordo com Vania Martins (ed. de 17/5) sobre o show do Metallica. O som do Sepultura estava baixo, tudo bem, mas o som do Metallica estava perfeito. Foi o melhor show que já vi."
Felipe Carnauba (via e-mail)
Convite para o coronel

"Muito importante a manifestação da estudante Daniela Cardoso Lazzi sobre o absurdo que é pagar os flanelinhas. Pessoas para as quais não pedimos que guardem nossos carros e que ganham a vida na base da ameaça. Só neste país algumas pessoas se acham no direito de se apoderar de locais públicos. Toda vez que sou obrigado a pagar esses caras me sinto assaltado, enganado. Para que pagamos IPVA e tudo o mais?
O coronel da polícia militar Waldir dos Santos afirmou que a área de atuação dos flanelinhas é muito grande!? E que eles "trabalham" à noite, dificultando o trabalho da polícia. Gostaria de convidar o tal PM a dar um passeio pela rua Monte Alegre (próximo à PUC-SP), logo às 7 da manhã, para que repense suas opiniões sobre o assunto.
Mudando de assunto, gostaria de agradecer ao Folhateen pelo espaço e elogiar o Álvaro Pereira Júnior pela sinceridade e eloquência (apesar do mau gosto!!!)."
Julio Mairena Canha, 18 (via e-mail)
Paulo Francis

"Quem lê pensa. Quem não pensa é um servo. Lendo as pessoas não ficam iluminadas, apenas enxergam mais longe.
Os neurônios, nas tardes de domingo, não atrofiam. Têm-se uma necessidade de tentar compreender o mundo pelos seus filtros internos.
A informática, com todas as suas facilidades, deixa as pessoas acomodadas e passivas diante dos fatos, já que elas não refletem sobre o que vêem.
A primeira frase deste texto é de Paulo Francis, e com ele terminamos. Tudo que está na Internet, eu aprendi aos 15 anos."
Carlos E. Pecinato (via e-mail)
O que diz o genitor

"Na qualidade de genitor da entrevistada Ana Paula Sawaya de Castro Pereira do Vale, de 15 anos de idade, em razão da fotografia publicada no caderno Folhateen, inserida na edição de 17 de maio de 1999, de segunda-feira passada, venho, com fulcro no artigo 5º incisos V e X da Constituição Federal e artigo 29 da lei nº 5.250, de 09.02.1967, exercer tempestivamente, Direito de Resposta em matéria assinada pela jornalista, Fátima Gigliotti, totalmente distorcida, atribuindo-lhe respostas a perguntas obtidas, que deram à matéria jornalística uma interpretação pelo menos equivocada.
A entrevistada, é menor impúbere, assim, sem capacidade jurídica para avaliar e decidir quanto ao interesse e permissão de divulgação de matéria oriunda de entrevista obtida pela jornalista anteriormente apontada, bem como a veiculação da sua imagem, que fora publicada pelo Folhateen. É de ressaltar-se, que a imagem da menor é protegida Constitucionalmente, sendo igualmente resguardada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente através de seu artigo 17 da lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990, o que não fora observado.
A frase transcrita abaixo da foto da Ana Paula: "Só leio obrigada, é chato ficar parada lendo", não fora pronunciada pela mesma, não sendo, portanto, condizente com a realidade da entrevista realizada, sendo assim, inverídica com relação a pessoa da menor, bem como relativamente a seus hábitos literários.
Como se isso não bastasse, a publicação da foto e da frase elaborada, fora levada a efeito pelo jornal, sem qualquer autorização dos pais da menor, inexistindo igualmente qualquer conhecimento da entrevistada, quanto a publicação da sua imagem, bem como do texto abaixo expressado ao seu retrato.
Sem sombra de dúvida, a imagem da Ana Paula resultou ferida com a inserção de frase, próxima à sua fisionomia, que não fora objeto de seu pronunciamento e que está distante da realidade e da verdade com que encara as obras literárias do nosso país.
A preocupação com esta resposta se faz presente, sobretudo pelo compromisso com a verdade, que deve pautar os meios de comunicação, retratando com fidelidade o direito à livre expressão que está assegurado a cada um dos brasileiros.
Por fim, solicito que a publicação desta, seja realizada na próxima publicação do encarte Folhateen, devendo ser feita referência ao título principal da matéria publicada e respectivo subtítulo, respeitando-se assim a Constituição Federal e a Lei Brasileira da Informação, dispositivos legais já anteriormente citados."
José Carlos Rodrigues Pereira do Vale (São Paulo, SP)
resposta da repórter Fátima Gigliotti - A entrevistada deu a declaração que foi publicada e também aceitou, no mesmo dia (11/5), participar das fotos para a reportagem.

Folhateen: al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo, SP, CEP 01202-900. Mande o seu nome completo, a sua idade, endereço e telefone. E-mail: folhateen@uol.com.br



Texto Anterior: PARA AGUENTÁ-LA
Próximo Texto: Sexo - Rosely Sayão: A vida sexual é um ato humano, não pede perfeição, só prazer
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.