São Paulo, segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Internet

A arte deu pau

Deu pau no computador? Em vez de teclar crtl + alt + del, transforme sua tela distorcida em arte!

THIAGO BRONZATTO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

S abe quando o computador trava e a imagem fica desconfigurada no monitor? Antes de dar uma voadora em sua máquina e jogá-la no lixo, pasme: tem gente transformando essa eventualidade em intervenção artística.
Não por acaso, os famosos tilts (erros informáticos) são o mais novo hype do portal Flickr, site do Yahoo! em que as pessoas compartilham fotos. São mais de 1.500 adeptos e cerca de 3.000 frames distorcidos, expostos no grupo "glitches". Confira em www.flickr.com/groups/glitches/pool.
A chamada "glitch art" valoriza, portanto, a estética acidental dos softwares. Imagens alteradas em programas como Photoshop não são bem-vindas nesse espontâneo movimento digital.
Coisa de nerd? "Qualquer um pode ser um artista do tilt, desde que tenha um computador que sempre dê pau", brinca o norte-americano Benjamin Berg, 31, morador do Estado de Indiana, Estados Unidos.
Segundo ele, que mantém um site específico sobre o assunto (www.animalswithinanimals.com/bent), esse fenômeno da nova mídia não é tão atual assim. Desde 1999, quando internautas compartilhavam entre si arquivos de música no formato MP3, por meio de programas como Napster, as imagens e sons corrompidos começaram a ganhar espaço na rede.
"De lá pra cá, a "glitch art" virou a sensação de alguns VJs, que adoram manipular expressões alternativas", recorda Berg.
Quem quiser se aventurar nessa nova tendência digital e não tiver paciência para esperar uma casualidade acontecer, vale entrar no navegador on-line www.glitchbrowser.com e arriscar algumas manobras de distorção de imagens.
Ou, se preferir, faça o seguinte teste: pegue uma câmera digital com bateria fraca. As últimas fotos, quando tiradas com flash, geralmente saem alteradas. Tem gente por aí dizendo que isso é arte também...

Texto Anterior: Baladas legais
Próximo Texto: Música: E que tudo mais vá pro inferno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.