São Paulo, segunda-feira, 25 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIÊNCIA

Livros falam sobre a vida e a obra de imortais da ciência

Coleção disseca cientistas

DA REPORTAGEM LOCAL

Se você tem curiosidade de entender quais caminhos levaram os grandes cientistas a romper com idéias preestabelecidas e a colocar o entendimento do mundo em outro patamar, não deve perder a coleção "Imortais da Ciência", cujos primeiros títulos acabam de ser lançados pela editora Odysseus (www.odysseus.com.br).
Inicialmente, a coleção terá 18 volumes dedicados a um ou mais cientistas e filósofos, cobrindo 2.500 anos de ciência, desde os filósofos pré-socráticos até os físicos modernos Richard Feynman e Murray Gell-Mann.
A coleção foi organizada pelo professor de física teórica do Dartmouth College, em Hanover (EUA), Marcelo Gleiser, 43. Quase todos os livros foram escritos por cientistas e filósofos brasileiros que dão aulas ou fazem pesquisas no país. A exceção é o livro sobre Arquimedes, da divulgadora científica americana Jeanne Bendick.
Cobrindo áreas como a física, a química, a astronomia e a biologia, os livros têm tudo para seduzir os que já gostam de ciências e aqueles que simpatizam com o assunto. "Quisera eu ter tido uma coleção como essa em mãos quando estava no ensino médio ou na universidade. Os livros apresentam a vida e a obra de grandes cientistas e filósofos, como Galileu, Newton, Einstein e Platão, sem se perder em detalhes técnicos. O foco é na aventura da descoberta científica, na atração que os mistérios da natureza exercem sobre nós desde que o mundo é mundo", explica Gleiser.
Além dos cientistas já citados, ainda figuram na coleção nomes como Lavoisier, Darwin, Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, Bohr, Newton, Copérnico, Kepler e Hubble.


Texto Anterior: Raio-X do beijo
Próximo Texto: Panorâmica: Sesi inaugura gibiteca em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.