São Paulo, segunda-feira, 25 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

sexo e saúde

Garotos acham ruim não ter barba nem pêlos pelo corpo

JAIRO BOUER
COLUNISTA DA FOLHA

"Tenho 23 anos e até agora não tenho pêlos nem barba. Mulheres que tomam anabolizantes ficam com barba e com muitos pêlos. Posso tomá-los?"

"Estou com 16 anos e até agora nada de pêlos embaixo dos braços. Quando vou à praia, dificilmente tiro a roupa. Essa falta de pêlos me deixa muito triste. Quero sair desse pesadelo!"

Essa história de ser um pouco diferente dos amigos incomoda as pessoas. Hoje, selecionei duas dúvidas para mostrar que uma situação relativamente comum (ter poucos pêlos) atrapalha, e muito, a vida de dois garotos com idades diferentes.
O que define a quantidade de pêlos que os homens vão ter em seu corpo? Basicamente a carga genética herdada dos pais. Se o garoto tem uma desnutrição, um distúrbio dos hormônios ou alguma outra alteração importante da sua saúde, a quantidade de pêlos pode ser menor. Mas, aparentemente, nossos amigos são saudáveis. A única queixa que eles têm são os pêlos que não aparecem.
O garoto de 16 anos pode ter entrado na puberdade mais tarde. Por isso seus caracteres sexuais secundários (como os pêlos embaixo dos braços) estariam demorando um pouco mais para aparecer.
Vale lembrar que as pessoas entram na puberdade e têm seu desenvolvimento sexual em momentos diferentes. Os primeiros pêlos nas axilas aparecem mais ou menos na mesma fase que os pêlos da região genital crescem. Se ele ainda não tem nenhum sinal de que entrou na puberdade, vale a pena checar com um médico (pediatra, hebiatra ou endocrinologista) o que está acontecendo.
Nosso amigo de 23 anos, provavelmente, é uma pessoa que vai ter mesmo uma pequena quantidade de pêlos e de barba em seu corpo. Os médicos, em geral, não recomendam o uso de anabolizantes ou de hormônio masculino (testosterona) para aumentar a quantidade de pêlos. O risco de problemas é maior do que os eventuais benefícios. A reposição só é indicada quando o homem realmente tem uma deficiência na produção desse tipo de hormônio, o que traria outros sintomas (voz mais fina, crescimento muscular inadequado, desenvolvimento sexual atrasado etc).
Um fantasma que os garotos associam à pouca quantidade de pêlo é a masculinidade. Os caras encanam que são menos homens do que os outros porque têm menos pêlos no corpo. Bobagem! Não são os pêlos que vão dizer se o cara é mais ou menos homem. E podem apostar que há muita menina que prefere caras com menos pêlos!
Vale lembrar: do mesmo jeito que existe gente que é mais alta e gente que é mais baixa, mais gorda ou mais magra, mais forte ou mais fraca, há garotos com mais pêlos e garotos com menos pêlos. Essas são algumas das características físicas que tornam cada ser humano diferente e particular. E essas diferenças são bem-vindas. Não é porque muita gente é de um jeito que você tem de ser igual. Precisamos aprender a gostar de nós mesmos do jeito que somos. E isso facilita muito a nossa vida.


Texto Anterior: Teens trocam fumo por celular
Próximo Texto: Científicas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.