São Paulo, segunda-feira, 26 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTANTE

Ler para saber cozinhar

LUÍS AUGUSTO FISCHER
COLUNISTA DA FOLHA

Não faz muito tempo que nós perdemos o preconceito contra a cozinha. Antes, aqui no Brasil, ir para as panelas era coisa de gente servil, da escravaria. Essa medonha burrice preconceituosa acabou talvez uma geração atrás, e agora o entender de comidas e temperos ganhou até uma aura de prestígio.
Pode-se começar a penetrar no mundo da cozinha de várias maneiras, e uma das mais interessantes é a leitura. O que há de livros bons e bonitos sobre o tema é uma grandeza de encher olhos e boca. Há também livros que vão direto ao ponto, com receitas e explicações simples, que permitem impressionar um convidado à primeira consulta.
E há um livro particularmente próprio para começar a peregrinação. Trata-se de "O Livro da Cozinha Clássica -A História das Receitas mais Famosas da História", do conhecido jornalista e cozinheiro Silvio Lancellotti. Nele, o autor concentrou relatos, com sabor e ótimo humor, de como nasceram e se desenvolveram pratos como o arroz à grega, o carpaccio, o pão-de-ló e outros. O resultado é simplesmente encantador: diversão certa na leitura, além de roteiro seguro para se aventurar no comando do fogão.


O Livro da Cozinha Clássica - A História das Receitas mais Famosas da História
Autor: Silvio Lancellotti
Editora: L&PM Pocket (tel 0/xx/51/3225-5777)
Quanto: R$ 18



Texto Anterior: Garotos fazem relato
Próximo Texto: Orelha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.