São Paulo, segunda-feira, 26 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO & SAÚDE

Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Medo do desconhecido

"Fiz sexo sem proteção com uma prostituta em 1996. Nunca tive sintomas de Aids, mas há alguns meses acho que minha imunidade está mais baixa. Tenho receio de ter contaminado uma ex-namorada de quem gosto muito, caso esteja infectado. Tenho medo de fazer o exame e não saber o que fazer."

Quando você faz essa pergunta para a gente, provavelmente já sabe a resposta: é importante que você faça seu teste. Até porque você teve relações desprotegidas não só com a garota de programa há quase 15 anos mas também com a sua parceira, que pode ter tido uma história de vida sexual antes de conhecer você. Sem camisinha, vocês dois se expuseram a riscos.
Assim, a orientação dos médicos e das autoridades de saúde é a seguinte: na dúvida, na suspeita de uma relação sem proteção, faça o exame o mais rápido possível.
É lógico que uma gripe que dura mais tempo ou a sensação de que seu sistema imunológico não está igual pode ser causada por muitos fatores que não têm nada a ver com o vírus HIV: estresse, preocupação excessiva com sua saúde, a idade, infecções que você teve recentemente e que debilitaram seu corpo, alimentação inadequada, diabetes, só para citar alguns deles.
Também é verdade que algumas pessoas que se contaminaram com o HIV tiveram sua infecção logo no primeiro contato com seu parceiro ou sua parceira, mas as pesquisas mostram que o risco aumenta à medida que a pessoa se expõe sucessivas vezes ao sexo sem proteção -o que não parece ter sido o seu caso.
Por que é importante saber se você se contaminou? Primeiro, porque, caso tenha se contaminado, pode avaliar sua saúde mais profundamente e começar a usar remédios, se necessário. Depois, porque, se houver uma eventual confirmação, é importante você contar isso para sua ex-parceira, para que ela também tome cuidados.
E caso você não tenha se contaminado nesse único contato com a profissional do sexo (o que é mais provável), daqui para frente vai aprender a se cuidar melhor e a usar camisinha em todas as suas relações, certo?


Texto Anterior: Os políticos não são todos iguais; vote!
Próximo Texto: Cinema: Senhor dos metais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.