São Paulo, segunda-feira, 27 de julho de 2009

Texto Anterior | Índice

ESCUTA AQUI

ÁLVARO PEREIRA JÚNIOR

cby2k@uol.com.br

Nasci em 1963; ou: The Clash

"Não tem jeito: Clash é geracional."
A frase foi dita em casa, provavelmente há uns dois anos. Aquele esquema careta de jantarzinho de casais (três). O rango corria solto enquanto, no outro canto da sala, passava no DVD um especial sobre o Clash. Na hora em que a banda comecou a tocar, parou tudo. Todos se viraram para a TV (os homens com mais interesse, é verdade).
Foi aí que meu sábio amigo sentenciou: "Clash é geracional". Impossível não concordar.
E entenda "geracional" num sentido bem amplo. Dos três amigos, um gosta de soft rock tipo Hall and Oates, o outro só curte obscuridades (acha Beatles chato, para você ter uma ideia) e eu, você sabe, sou do pós-punk.
O fio comum entre os três: Clash.
Lembrei desse jantar ao ler, na semana passada, duas notícias. A primeira: Mick Jones, guitarrista e um dos cantores do grupo, abriu um museu do rock em Londres. Nada mais adequado -ele é uma enciclopédia de música ambulante, o mais informado e cosmopolita dos caras do Clash.
A segunda notícia: uma declaração de Cadão Volpato, da banda paulistana Fellini, na Ilustrada da última quarta-feira. Em entrevista ao chapa Lúcio Ribeiro, Cadão foi questionado sobre o Fellini não ter nada a ver com as bandas que faziam sucesso nos anos 80.
Disse ele: "Sempre estivemos à esquerda desse pessoal todo. O rock do Rio sempre foi um lixo, nós nunca tivemos nada a ver com isso". Pensei na hora: isso é geracional (apesar de o Cadão ser mais velho que eu).
Você pode ser adaptar aos novos tempos, abraçar o futuro etc. Mas alguns "core principles" são imutáveis. O amor ao Clash, o desinteresse pelo rock carioca.
Desculpem, indies sambistas; desculpem, roqueiros de chinelo e fãs de Los Hermanos. Nasci em São Paulo, em 1963. Essa é minha geração.

PLAYER

BAIXE
"The Love Theme", Microfilm
"Disco melancólica", eles se definem. Viva o século 21!

OUÇA EM STREAMING
"Cold Rain", Crosby, Stills and Nash
Li tanto sobre os caras na semana passada, lembrei desta música. Piegas, mas curto.

DELETE
"5 to 20", The Phenomenal Handclap Band
Tipo CSS cover. Sério.


Texto Anterior: Saúde: Por uns fios
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.