UOL


São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ SAÚDE

Padre aponta descuido da igreja ao condenar camisinha

DO COLUNISTA DA FOLHA

Na última semana, publicamos no Folhateen um artigo condenando a posição do Vaticano em relação à camisinha. Recebemos um e-mail do sacerdote católico Luís Corrêa Lima, membro da Companhia de Jesus, que mostra um avanço importante nessa discussão. A seguir, trechos desse texto:
"A afirmação de que o vírus da Aids atravessa a membrana da camisinha foi feita, sim, por uma autoridade da Igreja, o cardeal López Trujillo. Não deixa de ser bastante desastrada.
Entretanto, mesmo que outros apóiem, tal posição está longe de ser compartilhada pelo conjunto da Igreja Católica. Com mais de um bilhão de fiéis espalhados pelo mundo inteiro, a igreja comporta uma grande pluralidade e complexidade. As questões de moral não se restringem ao que um cardeal do Vaticano diz.
Há conferências de bispos em diversos países, reflexões de teólogos, trabalhos pastorais de diversas entidades e a consciência dos fiéis, última instância das decisões morais.
No Brasil, cerca de 150 instituições católicas trabalham no combate à Aids, na assistência aos portadores do vírus e na distribuição de camisinhas. A igreja não se reduz ao Vaticano, e o Vaticano não se reduz ao cardeal Trujillo. Graças a Deus." (JB)


Texto Anterior: Sexo e saúde - Jairo Bouer: Diferença de idades pode complicar relação
Próximo Texto: Panorâmica: Sexo a serviço da ciência
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.