São Paulo, segunda-feira, 28 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍTICA

Rumo ao Fórum Social Mundial

Cidade da Juventude vai abrigar 10 mil pessoas

DA REPORTAGEM LOCAL

A partir da próxima quinta (31/1) começa em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o Fórum Social Mundial, que reúne políticos, intelectuais, universitários, "ongueiros" e ativistas para pensar alternativas ao neoliberalismo do Fórum Econômico Mundial.
Como ocorre em poucos eventos dessa grandeza, a participação da juventude na proposição de idéias é um ingrediente fundamental para o sucesso do fórum, fortalecendo o espírito de Seattle.
Esperando a ida de pelo menos 10 mil jovens vindos de aproximadamente 50 países -até o final das pré-inscrições havia 9.500 confirmados-, os organizadores criaram o 2º Acampamento Intercontinental, que servirá de alojamento e terá uma programação independente.
O acampamento foi montado na área do parque Harmonia e batizado de Cidade da Juventude Carlo Giuliani, em homenagem ao jovem ativista morto durante as manifestações contra a reunião do G-8 (grupo formado pelos sete países mais ricos do mundo, mais a Rússia) em Gênova, em julho de 2001.
De acordo com os organizadores do acampamento, ele abrigará três eixos de atividades. O primeiro será o residencial, que terá espaço para abrigar 5.000 barracas pequenas, banheiros e churrasqueiras.
O segundo dará conta das atividades e terá palco e auditórios, onde serão realizados oficinas, debates, feiras de artesanato, exposições de cinema, de teatro, de dança, de artes plásticas, de moda, de charges, de grafite e de fotografia.
O terceiro eixo é relativo ao convívio e destinará um espaço ao intercâmbio entre os acampados e os demais participantes do fórum. Nesse eixo, estão incluídas as áreas administrativa e de comunicação, além do galpão de reciclagem de lixo.
Toda a montagem do acampamento teve por princípio o lema "Um outro mundo é possível" e levou em conta o respeito à natureza, utilizando técnicas de mínimo impacto ambiental, como casas de fardo de palha e construções com bambu ou taipa de sopapo. Outro ponto interessante é o uso de reciclagem de resíduos sólidos e de banheiro seco ou compostado.
"Com certeza, neste ano temos uma estrutura maior e melhor. Mas vamos discutir com os participantes formas de eles colaborarem na administração do espaço", diz Everton Rodrigues, 25, membro do comitê organizador do Acampamento Intercontinental.
Duas questões preocupam a organização. A primeira diz respeito aos adolescentes com menos de 18 anos, e a segunda, à segurança.
"Nós pedimos àqueles que têm menos de 18 anos que tragam uma autorização dos pais ou dos responsáveis. Os que não trouxerem autorização terão um tratamento especial porque nós teremos responsabilidade sobre eles", diz Rodrigues.
Em relação à segurança, para que não haja tumulto, os organizadores estão debatendo com a prefeitura, com o governo do Estado e com os movimentos que irão participar do evento as melhores formas de atuação das polícias locais.
A organização do acampamento estima que a maior parte dos jovens que ficarão hospedados na Cidade da Juventude venha de São Paulo. Apenas o Diretório Central dos Estudantes da Universidade de São Paulo enviará 350 alunos de diferentes faculdades em oito ônibus. Esses alunos participarão de atividades variadas.
O Centro Acadêmico 11 de Agosto, da Faculdade de Direito da USP, cujos representantes participarão de uma oficina sobre democratização do direito, vai mandar mais dois ônibus.
O KVA, que durante o ano realizou uma série de eventos para levantar fundos para enviar jovens ao fórum, mandará um ônibus.
Congregando um público mais heterogêneo, que contará com estudantes de escolas particulares e de universidades, representantes de partidos políticos, de sindicatos, de ONGs, de movimentos sociais e de fundações, o Comitê da Juventude de São Paulo levará mais quatro ônibus.
Mesmo incluindo pessoas com objetivos diferentes, o comitê prepara uma agenda básica de discussões, que gira em torno da defesa da juventude. (GUILHERME WERNECK)



Texto Anterior: Lançamentos
Próximo Texto: Panorâmica: Direita quer usar "O Senhor dos Anéis" como propaganda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.