São Paulo, segunda-feira, 28 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Seus hits são tremendo sucesso aqui e na Europa, onde ocupam os primeiros lugares das paradas, mas seus rostos e suas histórias passam batido pela mídia; conheça os astros apagados da dance music comercial que tocarão no Brasil

A noite do poperô

LEANDRO FORTINO
DA REPORTAGEM LOCAL

Em 1989, o grupo belga Technotronic emplacava mundialmente o hit "Pump Up the Jam". O humor espirituoso brasileiro acabou roubando um trecho da música, a frase "pump it up", para dar um nome 100% nacional ao gênero dance music comercial, que ficou conhecido aqui como "poperô".
O "poperô" feito hoje tem outra cara, mas seus artistas continuam sem ser levados a sério. Ao mesmo tempo em que suas músicas ocupam os primeiros lugares das paradas dance da Europa e conquistam fãs em países como o Brasil, suas histórias e informações passam longe das páginas da imprensa especializada. Até mesmo por aqui, entre as dezenas de artistas do festival Skol Beats, não há nenhuma atração com um grande sucesso em solo nacional.
Mas uma semana antes desse festival, em São Paulo, cinco artistas europeus desembarcarão por aqui para as duas noites do Planet Pop 2005, evento que trará os responsáveis pelos hits "Summer Jam", "If You", "I Don't Know" e "Emotion" e pela versão de uma balada dos anos 80 de Bonnie Tyler, "Total Eclipse of the Heart".
"As pessoas nos clubes gostam de nossas músicas e compram nossos CDs. Você conhece o DJ Tiësto? É claro que sim. Ele já foi eleito o melhor DJ do mundo três vezes, mas ele não vendeu mais discos que eu. Na parada da Alemanha, por exemplo, ele não passou da 60ª posição. Eu fiquei no primeiro lugar, mas ninguém liga. Não consigo entender", lamenta o produtor e DJ alemão Jan Wayne, 31, responsável por colocar nas rádios do mundo versões dance de sucessos, como "Because the Night".
Quem também não sabe a resposta para a total indiferença da mídia mundial para o "dance baba" é o italiano DJ Ross, 30, do hit "Emotion". Ele é também o produtor do projeto Magic Box, do sucesso "If You", que traz no vocal o cantor Trix, irmão da namorada de Ross, a cantora Erika, da música "I Don't Know". Os três vêm juntos ao Brasil, onde se apresentaram no ano passado e lançaram o disco "Live in Brazil".
Ele carrega a tradição italiana de "poperô", iniciada nos anos 90. "As gravadoras procuram algo que fuja do estilo italiano, que está em baixa. Estamos tentando fazer algo mais pop. Lançarei neste ano o CD "DJ Ross x Double You". Será ótimo, porque a reação está sendo muito boa. É diferente de nossos estilos", conta Ross.
Quem também vem é o grupo The Underdog Project, cujo remix de 2003 da música "Summer Jam", de 2000, estourou por todo o planeta. O responsável por ele, o DJ belga F.R.A.N.K., 34, virá acompanhado pelos cantores Vic Krishna e Craig Smart.
Ele acha que a falta de promoção do grupo se deu por causa de problemas de contrato, que fizeram a dupla de cantores canadenses não receber um tostão pelo sucesso mundial da música. "Eu tinha uma versão pirata a capela de "Summer Jam", somente com a voz de Craig, e misturei com uma base dance. Foi tão fácil fazer e deu tão certo."


FESTIVAL PLANET POP 2005. Dias 8/4 (esgotado) e 9/4, no Via Funchal (r. Funchal, 65, Vila Olímpia). Quanto: de R$ 120 (pista) a R$ 200 (camarote). Pontos de venda: lojas Virtual Music; lojas Ellus (Iguatemi e Morumbi); Fnac; e Via Funchal (em 4/4).


Texto Anterior: Escuta aqui - Álvaro Pereira Júnior: Revolução no ar
Próximo Texto: Balão: A história (aquela) em quadrinhos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.