São Paulo, segunda-feira, 28 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SEXO & SAÚDE

JAIRO BOUER - jbouer@uol.com.br

Problemas e novidades na prevenção do HPV

UMA GRANDE pesquisa recente mostrou que até metade dos homens vão entrar em contato com o HPV (papilomavírus humano) durante sua vida. Esse é o vírus causador de verrugas genitais e de lesões que, se não tratadas, podem levar até a alguns tipos de câncer.
Parece muita gente, não? E é mesmo! Mas nem todo o mundo que entra em contato com o vírus desenvolve uma verruga ou um câncer. Muitas lesões são "curadas" pelo sistema de defesa das pessoas, e uma minoria delas vai causar problemas.
Mesmo assim, o HPV é considerado hoje um dos agentes causadores de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) mais comuns no mundo. Pesquisas anteriores já revelavam que até um terço das mulheres entra em contato com o vírus ao longo da vida.
É por isso que todas as mulheres devem fazer anualmente seus controles com o ginecologista (um dos principais causadores de lesões na vagina e no colo de útero é o HPV).
Além das visitas anuais ao médico e do uso regular de camisinha (que podem diminuir bem os impactos do vírus), existe uma vacina que "protege" contra dois ou quatro subtipos mais agressivos de vírus -com maior poder oncogênico (de causar alguns tipos de câncer).
No Brasil, a vacina só está autorizada para mulheres mais jovens, entre nove e 26 anos, que devem aplicar a proteção, de preferência, antes de iniciarem sua vida sexual. Está em estudo a ampliação do uso para mulheres de até 45 anos e para homens jovens. Em alguns países, esse uso ampliado já está autorizado. Problemas: a vacina é cara e não está no sistema público de saúde.
Novidade: vacina contra até nove subtipos do vírus está em fase avançada de estudos. Logo poderemos ter uma proteção ainda maior. Se for constatado que os homens também se beneficiam com a proteção, o risco de transmissão para as mulheres deve cair por tabela!


Texto Anterior: Quebrou!: Entenda e evite fratura peniana
Próximo Texto: Lolitas pauleira
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.