São Paulo, segunda-feira, 28 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

livros

De filha para mãe

Heloisa Prieto teve a ajuda de Priscilla para criar romance de inspiração gótica

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para escrever seu romance de inspiração gótica recém-lançado, "Lenora", a escritora Heloisa Prieto contou com a ajuda de uma pessoa muito especial: sua filha, Priscilla, 18. O livro é um encontro de gerações que tem a música como fio condutor. Em suas páginas, os anos 1970 e os 2000 se cruzam através da figura da protagonista homônima, vocalista de uma banda de rock misteriosa chamada Triaprima. "A Priscilla me ajudou muito com a parte contemporânea", conta a autora. "Além de me dar várias sugestões sobre as gírias atuais, deu dicas de lugares freqüentados hoje pelos jovens, como a Benedito Calixto e a Teodoro Sampaio".
Heloísa acredita que a música é uma ferramenta de diálogo importante entre sua geração e a atual. "Quis fazer essa obra porque meus filhos compartilham meu gosto musical", diz. "Já o meu pai, odiava tudo o que eu ouvia."
Para a criação do clima roqueiro-paz-e-amor do livro Heloisa ouviu -e se divertiu- com as histórias da amiga Lucia do Valle, que foi integrante da banda Made in Brazil na década de 70. Além disso, a própria experiência da autora, que amava o Led Zeppelin e os Rollings Stones, serviu de material para o romance. O capítulo que leva o nome de "Toca, Raul" foi inspirado no encontro que Heloísa teve com Raul Seixas naquela época. "Conheci o Raul na academia de ginástica. Enquanto os filhos dele faziam natação, ele ficava sentado no café tendo conversas "superviajantes"."
As "conversas superviajantes" também são marcantes na narrativa que transita pelo universo gótico e flerta com a alquimia. Elementos destes mundos pontuam o suspense criado pela trama, criando uma atmosfera obscura, encantada e enigmática.
O recurso ao suspense não é novo para Heloísa. A premiada autora paulistana, que já tem mais de 40 livros publicados, fez outras incursões pelo gênero em obras infanto-juvenis, tais como "Mil e um Fantasmas", "A Loira do Banheiro" e "Rotas Fantásticas". Para seu próximo projeto, a irrequieta escritora promete uma história envolvendo ciganos e esportes radicais. (LUANA VILLAC)

Lenora
Rocco
R$ 19 (112 págs)


Texto Anterior: As principais reivindicações dos estudantes
Próximo Texto: Trecho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.