São Paulo, segunda-feira, 28 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ CDS

TELETRANSPORTE
Autoramas
www.uol.com.br/autoramas
Falávamos de personalidade, e aqui está um exemplo. O trio chega aos dez anos com seu trabalho mais coeso. Com fixação na canção pop e em timbres precisos para a estética futurista-retrô, o universo Devo-surf music-jovem guarda alcança a perfeição na seqüência "A 300 km/h", "Marketeiro" e "Hotel Cervantes". Adicionadas a voz da baixista Selma Vieira e as parcerias de Gabriel Thomaz com Renato Martins (Canastra) e Mini (Walverdes), a banda nunca soou tão madura. (MDA)
Ouça: "A 300 km/h"

SIM
Vanessa da Mata
www.vanessadamata.com.br

O novo disco de Vanessa da Mata é o primeiro lançamento da Sony-BMG que conta também com o formato CD Zero (com apenas cinco músicas e preço sugerido de R$ 9,99). Transitando entre reggae e ritmos brasileiros, como o samba e a bossa nova, "Sim" tem a participação de João Donato, Wilson das Neves e Pedro Sá, entre outros brasileiros ilustres. Isso sem contar o americano Ben Harper. Produção competente e sofisticada, "Sim", soa, no entanto, um pouco previsível. (LETICIA DE CASTRO)
Ouça: "Você Vai me Destruir"

UM PÉ NA MEIA, OUTRO DE FORA
Zé Cafofinho
não tem site
Existe uma "vibe" que só Recife tem, e, para senti-la, nem precisa ir até lá. Basta assistir a filmes como os de Lírio Ferreira ou ouvir Zé Cafofinho. O cantor não tem nada de mangue beat -apesar de ser da turma. Seu vocal, malemolente e monótono, entoa letras inspiradas ("a força que desce a ladeira encarnada/ vai me iludindo/ o sol prateado da manhã/ vai reluzindo) e bem-humoradas, em ritmos regionais, samba, bases experimentais, jazz. Uma delícia de ouvir. (ADRIANA FERREIRA SILVA)
Ouça: "Nunca Mais, Eu"

SOCIAL
Marcelinho da Lua
www.marcelinhodalua.net
Com medalhões da MPB, como o pianista João Donato, o sambista Martinho da Vila e os integrantes dos Paralamas do Sucesso João Barone (bateria) e Bi Ribeiro (baixo), o DJ e produtor passeia por sons locais, como baião e bossa nova, usando de base ritmos jamaicanos, hip hop e soul. O produtor acerta ao modernizar estilos brasileiros com elementos da eletrônica, mas o forte sotaque carioca, especialmente na temática das letras, pode limitar o interesse nacional no álbum. (LEANDRO FORTINO)
Ouça: "Ela Partiu"


Texto Anterior: Música: Saco de gatos
Próximo Texto: Escuta aqui - Álvaro Pereira Júnior: BellRays, rock and soul no Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.