UOL


São Paulo, segunda-feira, 28 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Programação privilegia oficinas e traz vídeo, fotografia e música

Hip Hop toma posse de São Paulo

DA REPORTAGEM LOCAL

Todo mundo sabe que o hip hop é uma cultura de rua formada por quatro elementos: a poesia social do MC, o ritmo imposto pelo DJ, os movimentos que ele provoca no corpo do dançarino de break e a inspiração que gera para os traços do grafite. Tudo interligado.
Só que, como qualquer manifestação cultural urbana e atual, o hip hop está em constante transformação. Por isso, no ano passado, no Brasil, o DJ nova-iorquino Afrika Bambaataa, porta-voz da organização Zulu Nation e um dos papas dessa cultura, nomeou o conhecimento como o quinto elemento oficial do hip hop. Um saber que deve ser compartilhado entre comunidades, grupos e indivíduos para que atinja o maior número possível de pessoas e, assim, semeie a democracia.
A idéia é ótima. Colocar isso em prática é que são elas. E a Semana de Cultura Hip Hop 2003 -que acontece de hoje a sexta (1º/8)- segue a receita à risca e propõe uma série de cursos, oficinas e debates gratuitos, além de uma mostra de vídeo, uma exposição fotográfica e apresentações ao vivo.
O evento é promovido pela Ação Educativa, um centro de educação e cultura que apóia e fortalece grupos juvenis. Cinco cursos (de MC, break, DJ, produção musical e grafite) e 16 oficinas (de MC, DJ, break e grafite) rolam de terça (29/7) a sexta (1º/8), a partir das 10h, na Ação Educativa (r. General Jardim, 660, Vila Buarque), que também sedia exposição de fotos sobre o movimento em São Paulo. As atividades são gratuitas.
O evento terá também uma agenda de debates, todos às 17h, na Ação Educativa. Hoje é a vez de discutir os rumos da chamada literatura marginal. Amanhã (29/7), haverá um debate sobre produção fonográfica. Na quarta (30/7), o assunto serão as rádios comunitárias e livres. Na quinta (31/ 7), o tema será o trabalho das posses de hip hop (organizações que utilizam os elementos dessa cultura para conscientização) e, na sexta (1º/ 8), o sistema de cotas.
O Centro Universitário Mariantonia (r. Maria Antônia, 294) abriga uma mostra de vídeos, cujo destaque é o documentário "Hip Hop SP", a ser exibido amanhã (29/7), às 16h. O Sesc Consolação (r. Dr. Vila Nova, 245) sedia quatro apresentações diárias de grupos e de artistas, às 19h.
Informações sobre a programação no site www.acaoeducativa.org. (FERNANDA MENA)


Texto Anterior: Lançamentos
Próximo Texto: Micos de auditório
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.