UOL


São Paulo, segunda-feira, 28 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

estante

Os aspectos gosmentos, grudentos e nojentos da natureza e das ciências

LUÍS AUGUSTO FISCHER
COLUNISTA DA FOLHA

A escola pode ter seus defeitos e, neste Brasil descuidado, ela geralmente deixa a desejar. Mas não haverá coisas boas na vida escolar? Claro que sim. A primeira é a parceria com os colegas. A segunda, nem sempre bem-sucedida, é a possibilidade de aprender.
Coisa de que aluno gosta, em particular, é o mundo da natureza. Bichos, líquidos do corpo, cheiros, sobrevivência no mato e fogo. Quando se encontra um bom professor de ciências e de biologia, estamos feitos, porque ele tem as chaves para penetrar no misterioso e fascinante mundo dos animais, da genética e dos aspectos gosmentos, grudentos, nojentos desse universo.
E há livros, por exemplo, "Natureza Nojenta", que faz parte de uma ótima série chamada "Saber Horrível". "Nojenta" e "horrível" no bom sentido.
É daqueles livros que dão gosto de ter por perto para voltar a ele e aprender mais e mais casos instigantes do mundo natural. Se você tem vocação para escrever, então, é uma maravilha: "Natureza nojenta" tem uma enorme coleção de histórias escabrosas, que podem render contos policiais e relatos de amor, separados ou misturados.

"Natureza Nojenta"
Autor: Nick Arnold
Ilustração: Tony de Saulles
Editora: Melhoramentos
Contato: 0/xx/11/3874-0900
Quanto: R$ 19,60


Texto Anterior: Folhateen explica: Por que as arquibancadas tremem quando a torcida pula?
Próximo Texto: Orelha
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.