São Paulo, segunda-feira, 28 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo & Saúde

Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Não sinto desejo

"Ainda sou virgem e não sinto muito desejo sexual nem por mulheres nem por homens. A única coisa que faço é me masturbar. O que pode ser isso?"

HOJE EM DIA há uma certa pressão para que as pessoas, principalmente os homens, depois de uma certa idade, tenham uma vida sexual ativa e que o desejo esteja sempre a mil, pronto para qualquer chance que surgir. Mas será que essa história funciona da mesma forma, o tempo todo, para todo mundo? Não. As pessoas são diferentes e seus desejos também. Tem gente que acorda e vai dormir pensando em sexo e há pessoas que passam semanas sem nem lembrar do assunto. Essas variações são normais e possíveis.
Além disso, garotos e garotas são "despertados" em diferentes idades para a questão da sexualidade. De novo, enquanto alguns, aos 12 ou 13, já estão cheios de idéias, outros, aos 17 ou 18, não dão muita bola para o assunto.
É bom lembrar que nem sempre a gente está com o mesmo desejo. Há fases que a gente pode estar mais "ligado" em sexo e há outras em que não é um assunto tão importante. A questão para se preocupar é quando a falta do desejo sexual aparece como um sintoma, uma conseqüência de algo que precisa ser resolvido.
Por exemplo, quem está muito deprimido ou quem tem algum problema de saúde pode ter um desejo sexual inibido. Aí é preciso procurar um médico para que ele esclareça o que está acontecendo e possa tratar o problema. Uma vez resolvida a questão, o desejo tende a voltar.
Da mesma forma que um problema de saúde pode inibir nosso desejo, às vezes um conflito emocional muito grande também pode causar uma situação semelhante. Um garoto que, por exemplo, está muito dividido entre saber se sente atração por homens ou por mulheres pode ter seu desejo comprometido. É como se, para não resolver seu dilema ou para evitar pensar no assunto, seu desejo ficasse "encolhido".
Outros conflitos emocionais, como timidez excessiva ou relação familiar conturbada, podem também causar esse impacto.
Por falar em orientação sexual, é bom lembrar que muitos garotos e garotas estão ainda sem saber exatamente para onde caminha seu desejo. Isso pode acontecer com maior freqüência na adolescência.
A masturbação, além de não causar problemas para sua saúde, sinaliza que nosso leitor tem desejo sexual, sim. Ela também pode dar dicas sobre a forma como se comporta esse desejo.
Quais são as fantasias na hora do prazer? Que tipo de situação ou de imagem provoca um estímulo maior? Mulheres? Homens? Ambos? Essas questões podem dar pistas para ele buscar, no futuro, sem pressa, o seu prazer. Certo?


Texto Anterior: Baladas legais
Próximo Texto: Circo: Nada de teatro mágico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.