São Paulo, segunda-feira, 28 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garotas

O mundo é das mulheres

"Guia de Autodefesa para Mulheres" traz dicas e golpes para as garotas se livrarem de assaltantes e de xavequeiros inconvenientes na balada

LETICIA DE CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Esqueça o estereótipo da garota frágil e indefesa que precisa ser protegida por um rapaz forte e destemido. Com a violência cada vez maior nas cidades (e os meninos cada vez mais abusados nas baladas), elas estão aprendendo a se virar sozinhas.
Para dar uma forcinha para essas meninas independentes, o professor de caratê Carlos Rocha criou o "Guia de Autodefesa para Mulheres Espertas". Segundo ele, não é preciso prática nem tampouco habilidade para aplicar os golpes descritos no livro. Eles podem ser executados até por pessoas sedentárias, sem nenhuma familiaridade com as artes marciais.
Mas, já na primeira página, ele avisa: "Este guia não se destina a formar exterminadoras de homens". A idéia é apenas ajudar as mulheres a se livrarem de eventuais agressores. "Procurei golpes para a vida urbana. São saídas de fuga, não de agressão", diz o autor.
Segundo Rocha, o mais importante é evitar as situações de risco. Ou seja: ficar sempre atenta na rua e, quando se sentir ameaçada, tentar se proteger entrando em uma loja ou restaurante. Mas, uma vez atacada, é legal saber se defender sozinha.
O livro traz situações corriqueiras, como ser agarrada pela cintura, ser jogada contra a parede e presa pelos braços do rapaz, ser abraçada à força etc. Tudo bem ilustrado, com um passo-a-passo explicando como se livrar de cada perigo.
Mas o autor avisa: "É bom não machucar o agressor, para que ele não revide". Praticante de caratê há 39 anos, Rocha já foi instrutor do Exército uruguaio e da polícia de Montevidéu e hoje é dono de uma academia de luta, onde também treina vários policiais. Foi de conversas com esses alunos que ele tirou as informações para escolher os golpes que seriam retratados.
"O tipo de violência mais comum contra as mulheres está mais ligado à intimidação do que ao embate físico, como socos e pontapés", diz Rocha, que treina várias garotas em sua academia.

GUIA DE AUTODEFESA PARA MULHERES ESPERTAS
Carlos Alberto Galvão Rocha
Ilustrações: Juliana Russo e Cassiano Reis
Editora Jaboticaba
Preço: R$ 27


Texto Anterior: Geração 80 contestou
Próximo Texto: [+] Livros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.