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TECNO
Inflação e exclusão social invadem mundo virtual do Everquest
MARCELO VAZ
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Espertos de plantão descobriram
um jeito de fabricar dinheiro no
game on-line EverQuest -talvez o
RPG mais popular do momento,
com uma comunidade de cerca de
500 mil jogadores por semana.
A tática foi criar macros (ciclos de
comandos) que, por uma combinação de fatores, dão um dinheirinho
a mais para o cara que as utiliza. Repetidas inúmeras vezes, essas macros transformam o dinheirinho
numa mina de ouro.
Além de uma elite cheia de bufunfa, a prática levou ao virtual algo típico do mundo real: a inflação. Se
muito dinheiro é jogado na economia do EverQuest, os preços sobem
-e novos jogadores, com pouca
grana no bolso, têm suas possibilidades limitadas.
Para piorar a bagunça, uma "solução" incomum para isso se tornou,
se não aceitável, conhecida. Aqueles
que têm mais no jogo usam sites para vender "peças de platina" para
aqueles que têm mais no bolso.
No www.playerauctions.com,
pode-se encontrar "200 mil peças"
por US$ 350 ou mais. No www.
ebay.com, a coisa é mais leve. "Dicas" para multiplicar a poupança
são vendidas por uns US$ 20.
Como resposta, a empresa que
cuida do game resolveu punir quem
faz isso. Tem mais é que pôr a Justiça atrás dos criminosos do colarinho branco. On-line e off-line.
E-mail - walabibi@uol.com.br
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