São Paulo, Segunda-feira, 29 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

meia-entrada
Aluno quer desconto sem carteirinha

free-lance para a Folha

O DCE da Unicamp (Diretório Central dos Estudantes da Universidade Estadual de Campinas) comprou uma briga contra a lei estadual 7.844/92, que determina o pagamento de meia-entrada em teatros, shows, cinemas e estádios mediante a apresentação das carteirinhas da UNE (União Nacional dos Estudantes) ou Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas).
Na última terça, foi organizada uma manifestação com cerca de 50 estudantes de ensino médio e superior. Munidos de carteirinhas de CAs, DAs e até boletins escolares, eles tentaram entrar em uma sessão do filme "A Vida é Bela", no Cine Belas Artes, em São Paulo. E conseguiram pagar meia.
O advogado Luiz Eduardo Greenhalgh está apoiando a iniciativa do DCE e disse que vai apresentar uma ação coletiva no mês que vem exigindo a liberação da meia-entrada com qualquer documento estudantil. "A legislação em vigor é inconstitucional, pois obriga os estudantes a se associar a uma entidade para usufruir de um direito", diz o advogado.
A UNE se posicionou contra essa mudança proposta pelo DCE da Unicamp. Segundo Rodrigo Carvalho, tesoureiro da entidade, a carteirinha é o símbolo de unidade do movimento dos estudantes, e a manutenção da meia-entrada foi uma conquista da UNE: "As nossas atividades são financiadas pelos estudantes por meio do direito à meia-entrada", ou seja, pelo pagamento da carteirinha. (RD)


Texto Anterior: Net Club faz amigos reais
Próximo Texto: Para ajudar na escolha da profissão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.