São Paulo, segunda-feira, 29 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES

Prazo para tirar título de eleitor acaba em 8 de maio

Defenda seu direito

DA REPORTAGEM LOCAL

Você, que tem mais de 16 anos e menos de 18, tem vontade de escolher o próximo presidente? Se a resposta é sim e você ainda não providenciou seu título de eleitor, tem apenas até dia 8 de maio para fazer isso.
A estudante Natália Dias, 17, antecipou-se e tirou seu título em 2001. "Acho que faz parte de ser cidadã eu me informar sobre os candidatos e votar naqueles em quem acredito. Se tenho essa liberdade, vou usar o voto em vez de reclamar do Brasil e dizer que todos os políticos daqui são iguais."
Natália é minoria. Em 2000, ano de eleições para prefeitos, apenas 43,9% dos jovens de 16 e 17 anos tiraram título de eleitor no Brasil. No Estado de São Paulo, o número foi ainda menor: 27,7% dos jovens de 16 e 17 anos optaram por votar.
Hermes Zanetti, autor do livro "Juventude e Revolução" e responsável pelo projeto de voto facultativo aos 16 anos, não menospreza o índice. "Há um número significativo de jovens que irão votar. Se não houvesse esse projeto, nenhum deles votaria." Segundo Zanetti, a expectativa é de que 3 milhões de jovens votem para presidente em 2002. "A consciência de participação está ganhando corpo até mesmo entre jovens. As pessoas perceberam que as mudanças não serão dadas, mas construídas e que isso implica participação", explica.
"Costuma-se achar que o número de jovens que vota é pequeno. Se o voto fosse facultativo também para maiores de 18, haveria mais ou menos adultos votando em relação aos jovens?", desafia.
Stela Cerqueira, 16, optou por não votar. "Acho que não tenho maturidade suficiente para isso. Seria um voto desperdiçado. Leio sobre política e não consigo ver qual é o candidato menos ruim", alega. Já Caesar Mesquita, 16, vai tirar seu título até dia 8 de maio. "Ainda estou meio perdido quanto aos candidatos, mas acho importante participar do processo democrático. Meu voto é só um, mas sei que ele faz diferença."
Na ordem política em que vivemos, a democracia é a ferramenta de mudanças, e o voto é o meio oficial de transformação, a principal forma de qualquer cidadão -você, por exemplo- intervir diretamente na melhoria da sociedade. Além disso, o título de eleitor é um documento exigido para ser registrado em um emprego, para tirar ou renovar seu passaporte e para se matricular na faculdade.
Para fazer seu alistamento eleitoral, basta ir a um dos 41 cartórios eleitorais de sua cidade, das 10h às 18h, e apresentar carteira de identidade (ou certidão de nascimento), comprovante de quitação do serviço militar (no caso dos meninos) e comprovante de residência (conta de luz ou de telefone ou correspondência em seu nome). Informações pelo telefone 0/xx/11/3277-1033. (FERNANDA MENA)


Texto Anterior: Fique atento
Próximo Texto: Feira: Bienal traz avalanche de livros e de quadrinhos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.