São Paulo, segunda-feira, 29 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIENTÍFICAS

"Chapéu" criativo

Cientistas da Austrália anunciaram a criação de um "chapéu pensante" capaz de estimular a criatividade. Segundo seus inventores, a novidade usa princípios de magnetismo para aumentar a atividade de uma das partes menos utilizadas do cérebro. O "chapéu" foi testado em 17 voluntários que, depois de 15 minutos, apresentaram melhores habilidades para o desenho.

Raiva pode provocar doenças cardíacas em jovens, diz estudo

Mau humor, raiva e impaciência podem causar ataque cardíaco prematuro, dizem cientistas americanos. Uma nova pesquisa mostra que os jovens que reagem rapidamente ao estresse com raiva têm três vezes mais chances de desenvolver doenças do coração. A pesquisa também conclui que esses jovens têm cinco vezes mais chances do que as pessoas calmas de sofrer um ataque cardíaco prematuro, mesmo sem ter histórico de doenças cardíacas na família. "A melhor coisa que os jovens que sentem muita raiva podem fazer é procurar ajuda profissional para lidar com seu temperamento, especialmente depois que outros estudos mostraram que mesmo aqueles que já apresentam problemas cardíacos melhoram quando aprendem a lidar com a raiva", declarou a médica Patricia Chang, que coordenou a pesquisa.

Córnea artificial está a caminho

Pesquisadores australianos desenvolveram a primeira córnea artificial flexível, que permitirá que milhares de cegos voltem a enxergar ao ser implantada em paciente com doenças oculares ou córneas danificadas sem risco de rejeição. Experimentos em 41 pacientes tiveram sucesso em 80% dos casos. Cerca de 100 mil pessoas fazem transplante de córnea todos os anos.



Texto Anterior: Sexo e saúde - Jairo Bouer: Remédio para impotência só serve para quem tem o problema
Próximo Texto: 02 Neurônio - Jô Hallack/ Nina Lemos/ Raq Affonso: Momento prendas domésticas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.