São Paulo, segunda, 29 de junho de 1998

Próximo Texto | Índice

CARTAS

Leitores transformam seção em tribuna e colocam MST e movimento punk no centro de um polêmico "debate"
"Vai ver seu pai é punk"
"Antes de falar sobre algo, você deve analisar o que está criticando. O nosso "amiguinho' (Sandro Saldanha, edição de 15/6), que criticou o movimento punk, ele não sabe é de nada. Nada que ele disse tem ligação com o punk. Como disse nosso "camarada' (Pedro Melvin, em 22/6), os punks só querem um lugar melhor para viver. Outra coisa: se liga, meu "amiguinho', o movimento punk é maior do que você pensa, vai ver até seu pai é um punk, pois um punk não se declara apenas pelo modo de se vestir, e sim pelo modo de pensar."
Saulo Pinto, 21 (via e-mail)

Som GLS
"Independentemente da qualidade musical dos cinco CDs lançados para o público GLS, há que se apoiar a iniciativa da gravadora Paradoxx, pois há muito tempo esse segmento de mercado se ressente da falta de opção. Não ouvi os CDs, mas a escolha de um repertório dance/disco, com Erasure e Donna Summer, entre outros novos nomes, é correta e se identifica com o público alvo."
Tiago Moreira (via e-mail)

Soul Fly
"Aproveitando este espaço, estou deixando o endereço do Soul Fly Official Brazilian Fan-Club: caixa postal 6053, CEP 40241-970, Salvador, Bahia."
Ricardo Tibiu(São Paulo, SP)

Boa vontade
"Irretorquível a lógica de Hélio Citelli (ed. de 8/6) sobre o MST! É, o governo está de boa vontade (quem não se sensibilizaria com a pressão?) e se aproveita das riquezas dos outros (que têm muita terra)??!!!!
O negócio, então, é esperar sentado a boa vontade do governo e da elite -sempre preocupados com o zé povão."
Matheus Melo, 19 (Aracaju, SE)

Livre para falar
"Protesto contra a opinião de Daniel Costa (ed. de 22/6), que criticou a platéia do "Programa Livre' por aplaudir as respostas de Collor. Devemos lembrar o liberalismo e Voltaire: "Posso discordar do que dizes, mas defenderei até a morte o seu direito de dizer'. Collor tem o direito de se defender (mesmo que com mentiras), do mesmo jeito que temos o direito de acusá-lo. Se você acha que ao aplaudir Collor a platéia estava dizendo "Você é demais! Nós te adoramos!', pelo contrário, ela estava mostrando a superioridade dela, e tanto ela quanto Collor sabiam disso."
Fernando Mafra (via e-mail)

Sectários do MST
"Por que esses sectários do MST atacam o Hélio Citelli (ed. de 8/6)? Ignoram que o MST usa a reforma agrária, já bem encaminhada pelo ministro Jungman, para implantar um regime stalinista, maoísta, de triste memória. Essa gente ignora as entrevistas de Stedile, chefe do MST, que proclama que essa também é a meta do movimento."
Heitor Viegas, 18 (via e-mail)

"Como bichos imundos"

"É lamentável a situação dos seguidores do MST. Ao ler a reportagem (15/6) sobre os jovens da seca, senti pena daquelas pessoas que se encontram como "bichos imundos' e esperam uma solução do governo para a reforma agrária. É repugnante a foto de Dora, com um sorriso. Como alguém pode ter orgulho de dizer que estava entre os saqueadores?
Pode-se condenar os governantes como responsáveis por essas barbaridades. Mas piores são essas pessoas que não entendem, que agem de acordo com a vontade política e se apresentam como desordeiros e ladrões frente às elites. Concordo com Eduardo Giannetti da Fonseca, professor de economia da USP, que diz que o governo deveria usar o dinheiro investido na reforma agrária para melhorar a Educação."
Ana Carolina de Barros, 17, (Vargem Grande do Sul, SP)

Violência
"Todos os dias os meios de comunicação noticiam a violência em São Paulo. Mas nós só caímos na real quando sentimos a dor da perda. Infelizmente, essa experiência aconteceu comigo. Perdi um amigo de 24 anos.
Será que está na hora de agirmos. Por que não cobrar do governo a nossa merecida segurança?
Vamos aproveitar as eleições, que se aproximam, para exigir melhorias. Por favor, jovens, reflitam bem antes de votar, pois essa é a única arma do povo.
Foi por meio do Folhateen que conheci meu amigo e aqui deixo minha última mensagem: "Amauri, esteja em paz'."
Alessandra Ferreira, 19 (SP, SP)


Folhateen: al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo, SP, CEP 01202-900. Mande seu nome completo, idade, endereço e telefone.
E-mail: Folhateen@uol.com.br





Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.