São Paulo, segunda, 29 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

solidariedade

Hemocentro precisa de sangue "jovem'
Caio Esteves/ Folha Imagem
O estudante Leonardo Farster, 20, doa sangue pela primeira vez


da Reportagem Local

Menos de meia hora do seu tempo e apenas meio litro do seu sangue podem ajudar a salvar a vida de até quatro pessoas. Se todo cidadão doar sangue, ao menos uma vez ao ano, acaba a grave crise da falta de sangue na cidade, "uma das piores da nossa história", diz a hematologista Renata Barros, da Fundação Pró-Sangue.
Atualmente, menos de 5% do total de doadores tem entre 18 e 21 anos. E a população adulta brasileira também não tem tradição de doar sangue.
"Há dias em que temos apenas 200 bolsas", diz a médica. Para abastecer 280 hospitais da rede pública de São Paulo, o hemocentro precisa de pelo menos 2.500 bolsas de sangue a cada dois dias.
O resultado é que só os pacientes de emergência acabam recebendo o sangue. Quem está na fila para fazer uma cirurgia, por exemplo, tem de adiar, até que o estoque de sangue seja reposto.
Por isso, o hemocentro quer conscientizar os jovens. O estudante Leonardo Cassanho Farster, 20, é um exemplo de doador que o órgão quer conquistar. Na semana passada, ele foi ao hemocentro doar pela primeira vez. "Vi na MTV que estavam precisando e resolvi doar", diz ele. "Para mim é como dividir um copo de água com quem tem sede."
Em 15 dias, o doador maior de 18 anos recebe em casa uma carteirinha de doador, com o resultado de vários exames realizados no seu sangue (leia ao lado).


Para doar: ligue para 0800-55-0300 e informe-se sobre o local mais próximo da sua casa. Faculdades, cursinhos, clubes, entre outras associações, podem solicitar ao hemocentro o envio de uma equipe. Informações pelo tel. (011) 258-0822, ramal 359.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.