São Paulo, segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo & Saúde

Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Superesperma não existe

"Meu namorado e eu ficamos de "amassos". Ele estava de boxer e eu, de calçãozinho. Em alguns momentos, fiquei sem nada, mas ele sempre de cueca. Há algum tipo de risco?"

"Nessa semana experimentei uma calça jeans em uma loja e estava sem calcinha. Tem algum perigo de pegar alguma DST fazendo isso? Dois dias depois tive um sangramento vaginal grande. Será que essas histórias têm relação?"

"Meu namorado gozou nas minha coxas e acabou caindo um pouco na calcinha. Depois eu a vesti. Posso estar grávida?"

AS POBRES roupas é que estão levando culpa no cartório, quando, na realidade, é na ausência delas que mora o perigo.
A gente já disse aqui e repete: espermatozóide não tem DNA de Super-Homem nem de Homem-Aranha, ou seja, ele não escala paredes, não nada em piscinas e não tem o poder de atravessar nossas roupas com o objetivo de alcançar aquele belo óvulo que se desloca suavemente pelas trompas uterinas.
Não, pessoal: não há risco de gravidez se a garota estiver usando calcinha, calçãozinho, biquíni, maiô, calça jeans etc. Sunga, cueca, boxer e calção também seguram os afoitos espermatozóides. O casal só corre risco de engravidar se o pênis estiver dentro da vagina ou se o garoto ejacular muito próximo à entrada da vagina e o esperma escorrer para dentro do órgão feminino. Caso contrário, a gente fala do quase impossível!
Pegar uma DST por meio do contato com uma peça de roupa íntima (cueca ou calcinha), toalhas de banho ou até mesmo sabonete é muito raro, embora alguns pesquisadores acreditem, por exemplo, que essa seja uma forma possível de transmissão do vírus HPV (causador das verrugas genitais). O chato, parasita dos pêlos pubianos, é outro exemplo de causador de uma DST que pode ser pega usando roupa íntima de outra pessoa.
De qualquer forma, a gente recomenda, até por medidas básicas de higiene, que se evite compartilhar roupas íntimas e toalhas (principalmente as usadas) com outras pessoas. E, se você vai a uma loja provar roupas, por uma questão de higiene pessoal e por respeito aos próximos clientes, que poderão vir a experimentar a mesma peça, é boa idéia você estar usando uma calcinha ou uma cueca por baixo, você não acha?
E provar jeans sem calcinha não tem nenhuma relação com um sangramento (que deve ter sido o início de uma menstruação). Na dúvida, fale com seu médico.

Texto Anterior: Baladas legais
Próximo Texto: Livro: Dumbledore era gay
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.