São Paulo, segunda-feira, 30 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por dentro da permacultura

A permacultura é uma meto- dologia que procura suprir as necessidades básicas de uma comunidade de forma planejada, eficiente, com baixo custo e sem causar danos à natureza.
O conceito foi criado pelo ecologista australiano Bill Mollison, no final da década de 70, para descrever a transformação da agricultura convencional em uma agricultura permanente. Mas a permacultura vai muito além do cultivo de produtos orgânicos, englobando sistemas de captação e de tratamento de água, utilização de energias renováveis e bioarquitetura.
A ecovila onde Laila Soares mora desde os sete anos, o ecocentro Ipec, é uma referência em permacultura no Brasil e no resto do mundo. Entenda como ela e os demais moradores do local traduzem na prática essa filosofia de vida:

"Meu nome é Laila Soares e moro em Goiás, no ecocentro Ipec.
Sou brasileira e adoro tapioca, tucumã e, mais que tudo, açaí.
No ecocentro vivo uma vida sustentável, isto é, usamos energia renovável, esquentamos nossa água com aquecedor solar, captamos água da chuva, plantamos agroflorestas - que nos fornecem alimento orgânico - , utilizamos a biodigestão para criar metano para nossos fogões, entre outras ações. Resumindo, vivo em equilíbrio com a Terra.
Passo meus dias estudando e trabalhando com permacultura.
Participo de um progra-ma chamado "Habitats", que tem como objetivo transformar escolas públicas convencionais em ambientes sustentáveis. Durante meu tempo livre eu escrevo e leio. Atualmente, estou escrevendo um livro que pretendo terminar ainda neste ano.
Acredito que podemos alterar positivamente a mudança climática através da criação de ecocentros em escolas, hotéis, hospitais, shoppings... qualquer lugar poder ser um ecocentro!
Um ecocentro é um lugar onde as pessoas podem ver e aprender como viver sustentavelmente. Acredito que é através da educação e das soluções práticas que vamos resolver a situação da mudança climática.
Cada pessoa pode contribuir para impedir futuras mudanças climáticas. Pequenas ações geram grandes mudanças. A vida sustentável não é difícil! Não é preciso deixar de usar computadores e outras tecnologias para viver sustentavelmente. A vida sustentável pode ser realizada nas áreas urbanas e nas áreas rurais."



Texto Anterior: Aprenda com Laila a fazer seu próprio sabão
Próximo Texto: Cartas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.