São Paulo, segunda-feira, 30 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

sexo e saúde

Meninos não podem ter vergonha de cuidar do bumbum

"Sou um garoto. Senti um incômodo nas nádegas e pensei que estava com algum tipo de assadura. Então, fui tomar banho e percebi uma bolinha bem estranha perto do ânus. O que será isso? Que médico devo procurar?"

Jairo Bouer
COLUNISTA DA FOLHA

Essa pergunta é bacana porque muito homem tem muita vergonha e verdadeiro pânico de cuidar de algumas partes do seu corpo. As nádegas e o ânus estão nessa categoria. Na hora de olhar para o bumbum das meninas que passam na praia, tudo bem. Mas, no momento de cuidar do próprio, tem muito garoto que foge do médico que nem o diabo foge da cruz!
E sabe por quê? Ainda rola muito preconceito com relação a essa parte do corpo. É como se o cara fosse ter sua masculinidade prejudicada por uma avaliação médica. Você sabia, por exemplo, que, a partir dos 45-50 anos, todo homem deveria fazer um exame periódico de toque retal no consultório do médico? E pergunta quantos fazem. Ainda muito poucos!
Esse exame é uma ferramenta fundamental para avaliar o risco do câncer de próstata, um dos tipos de câncer mais comuns entre os homens com mais de 50.
Qualquer alteração na região do ânus precisa ser vista pelo médico especialista, que é o proctologista. Dor, bolinhas e sangramentos no ânus são sintomas que merecem exame especial.
Sua bolinha podem ser apenas uma espinha ou um pequeno cisto inflamado nas suas nádegas. Mas também podem ser sinal de hemorróidas (pequenas veias dilatadas na região anal). E esse é um problema muito mais comum do que você imagina e que acontece também com pessoas jovens.
Há também uma DST, chamada condiloma, que causa uma lesão em forma de verruga na região anal, que pode ser confundida com uma bolinha. É um engano achar que só acontece com quem faz sexo anal -o vírus HPV, responsável pela doença, pode migrar da região genital para a anal. Cheque com o médico e garanta sua saúde. Certo?



Jairo Bouer, 34, é médico. Se você tem dúvidas sobre saúde, escreva para o Folhateen ou para jbouer@uol.com.br



Texto Anterior: Lançamentos
Próximo Texto: Rápidas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.