São Paulo, segunda-feira, 31 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A SEMANA

TV
Cartoon televisivo estréia segunda na Cultura

Seriado "Sãos & Salvos" mistura desenho animado e cinema para agradar aos teens

CLAUDIA ASSEF

DA REPORTAGEM LOCAL

O seriado "Sãos & Salvos", que estréia na próxima segunda-feira (7/8) na TV Cultura, tem tudo para ser um dos programas mais bacanas dirigidos ao público adolescente dos últimos tempos.
E há uma lista de razões que confirmam o entusiasmo em torno do programa: 1) "Sãos & Salvos" é uma co-produção entre a emissora educativa e uma produtora independente; 2) o visual dos personagens, supercolorido e exagerado, foi criado pelos cartunistas Angeli e Adão Iturrusgarai; 3) esses mesmos personagens usam roupas criadas pelo estilista modernoso Marcelo Sommer; 4) a história se passa numa ilha no Atlântico, onde a galera gasta o tempo surfando e assistindo a shows de bandas de verdade, de Rumbora e Los Hermanos a Otto e Capital Inicial; 5) o seriado aborda temas como reciclagem e crimes contra a natureza de forma bem-humorada.
A concepção geral de "Sãos & Salvos" é de Renata Neves, dona da produtora A Filmes. Ex-praticante de pólo aquático e windsurfe, Renata quis fazer um programa que misturasse personagens "do bem", esportes de ação, rock e ecologia. "O objetivo é divertir e, ao mesmo tempo, passar uma mensagem legal", diz.
A idéia para o seriado surgiu do curta-metragem "The Big Shit", dirigido por ela. No filme, o lixo que é atirado ao mar se transforma num monstro marinho assustador. Quando caminha, o monstro causa maremotos e outras catástrofes mas também provoca ondas gigantescas.
Os surfistas de uma pequena ilha ficam divididos com a novidade; uns acham o monstro o máximo por causa das ondas perfeitas que ele proporciona; outros acham o fim existir um monstro de lixo.
De "The Big Shit", Renata aproveitou a idéia de misturar atores e desenho animado. "Uma das personagens, por exemplo, é a Madame Kiki, que só vai aparecer dentro da tela de um computador", adianta. A atriz Beatriz Segall fará a voz da Madame Kiki. Além dela, estão no elenco fixo os atores Tuca Andrada, Vera Zimmermann e Luciene Adami.
Na ilha de "Sãos e Salvos", uma espécie de sociedade alternativa, vivem 14 personagens; são surfistas, DJs, jornalistas e ex-roqueiros, além de uma cantora "famosa", a Mandona.
Num dos episódios, a cantora, que tem problema de pele, fala sobre a destruição da camada de ozônio, que fez com que seus banhos de sol se tornassem uma aventura perigosa. "Os temas ligados à ecologia são sempre tratados com bom humor, porque a intenção não é chatear quem estiver assistindo", diz Renata.
A música de abertura do seriado é uma composição inédita dos Paralamas. "O DJ da ilha vai tocar músicas do Charlie Brown Jr., Jorge Benjor e Rappa", lista.


Sãos & Salvos
Estréia dia 7/8, na TV Cultura. Segundas-feiras, às 17h30, com reprises aos sábados, às 14h30.




Texto Anterior: Folhateen indica: Show
Próximo Texto: Lindos: Westlife vem ao Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.