São Paulo, segunda-feira, 31 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO E SAÚDE
Bolinhas na cabeça do pênis deixam garoto desesperado, mas podem ser apenas glândulas


"É possível ter uma DST sendo virgem? Em volta da cabeça do meu pênis há umas bolinhas; isso já faz uns dois anos. Não quero falar com meus pais sobre o assunto. Há tratamento sem que eu tenha de ir ao médico?


JAIRO BOUER

COLUNISTA DA FOLHA

Em primeiro lugar, nada de desespero. Ele só atrapalha na resolução dos problemas. De acordo com o que você contou, é pouco provável que essas bolinhas na cabeça do seu pênis sejam alguma DST (Doença Sexualmente Transmissível).
A transmissão da maior parte das DSTs acontece durante o ato sexual feito sem proteção. Numa relação desse tipo, a região genital -pênis ou vagina- de uma pessoa entra em contato direto com a de outra. Não é muito comum que aconteça uma contaminação sem que haja um contato sexual mais íntimo.
No entanto algumas situações, como compartilhar objetos de uso pessoal -cueca, calcinha, toalhas- ou frequentar ambientes sem condições adequadas de higiene, podem facilitar a chegada de um inimigo à região genital.
Por exemplo, saunas e quartos de motel em que as roupas de cama e de banho não são trocadas podem facilitar a infestação pelo chato, que é um parasita que acaba se instalando na base dos pêlos da região genital. Ele pica a pele para obter alimento e provoca uma irritação na área afetada. Não adianta raspar os pêlos. Se o chato aparece, ele precisa ser eliminado com um remédio, que é passado diretamente no local.
Para eliminá-lo de vez, as roupas, toalhas e lençóis têm de ser lavados com água quente, secos ao sol e passados com ferro em temperatura elevada.
O uso de uma peça de roupa íntima de uma pessoa que está com uma lesão na pele, provocada pelo vírus HPV (condiloma) ou pelo herpes genital, também pode facilitar a transmissão. Mas, volto a dizer, isso não é o comum.
O mais provável é que essas suas bolinhas, que já estão aí há mais de dois anos, sejam mesmo glândulas um pouco aumentadas na região da glande. Muitos garotos têm exatamente a mesma coisa. Isso não traz nenhum problema para a saúde.
Mas, para ter certeza mesmo dessa história, só mesmo checando com um médico especializado em problemas de pele (dermatologista).
Se você não quiser falar com seus pais sobre o assunto, diga que quer visitar um médico, mas que prefere entrar sozinho na consulta.
Você pode fazer isso, sim! Dentro da sala, diga ao médico que não quer que ele comente com seus pais a sua queixa. Pode apostar que vocês vão chegar a um acordo. Assim, você fica mais tranquilo e pronto para iniciar sua vida sexual, sem grilos e sempre com camisinha.



Texto Anterior: Lançamentos: NYC Ghosts & Flowers
Próximo Texto: Rápidas: Nova pílula faz menstruar menos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.