São Paulo, sábado, 3 de julho de 2010

folhinhatur

Hogwarts de verdade

O mundo do bruxinho está agora num parque de Prlando, terra da Disney

CRISTINA FIBE
ENVIADA ESPECIAL A ORLANDO

Imagine um mundo onde os sapos cantam, os quadros falam e você pode sobrevoar o castelo de Hogwarts. E não é um sonho: é o Mundo Mágico de Harry Potter, um parque inaugurado na semana passada, nos Estados Unidos.
Cada detalhe remete ao universo criado pela escritora britânica J. K. Rowling. O fã da série de sete livros, encerrada há três anos, é convidado a vivenciar aquilo que, antes, só via nos filmes.
Mas, para isso, precisa ir a Orlando, cidade onde também fica a Disney. O Mundo Mágico está dentro de um parque maior, o Universal's Islands of Adventure (ilhas da aventura), que tem outras áreas e brinquedos temáticos.
Lá dentro, depois de passar o portão que leva à Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e à vila de Hogsmeade, os trouxas (pessoas sem poderes mágicos) podem sentir um pouco o que é ser feiticeiro.
Os fãs com quem a Folhinha conversou disseram que o parque é exatamente como haviam imaginado ao ler os livros. Da cerveja amanteigada à neve no topo das casas da vila, tudo foi pensado para ficar igualzinho à ficção.
Vestida com a capa até o pé dos aprendizes de Hogwarts, Carmen Sanchez, 10, enfrentou o calor 30 graus C, no dia da inauguração, tomando suco de abóbora.
Ela contou ter gostado de "um monte de coisa", mas em especial da atração Harry Potter e a Viagem Proibida.
Com a fila mais longa entre os três brinquedos do Mundo Mágico, ele leva o trouxa para dentro do castelo de Hogwarts, e dá até para jogar uma partida de quadribol. Não há fã que resista.

VIAGEM PROIBIDA
Fique por dentro do principal brinquedo do Mundo Mágico de Harry Potter

A FILA
A espera chega a duas horas. Mas tudo bem: é na fila que tudo começa - primeiro, nos corredores escuros do castelo de Hogwarts, passando pelas masmorras, onde há aulas de poções; logo depois, na estufa principal, usada para estudo de herbologia.

OS TRÊS AMIGOS
Mais alguns passos, ainda na fila, e é a vez de Harry, Ron e Hermione aparecerem para falar com quem passa. Eles convidam a matar a aula para segui-los em uma aventura; depois, desaparecem por trás da capa da invisibilidade.

INTERAÇÃO
No escritório de Dumbledore, o diretor de Hogwarts tem a sua imagem projetada atrás de sua mesa. Ele conversa com os visitantes e dá a eles as boas-vindas. A sensação é a de que ele realmente está lá.

POR DENTRO DO CASTELO
O cenário é cheio de detalhes, como o contador de pontos da escola, a estátua de Griffin, o chapéu seletor, o espelho de Ojesed, o jornal "Daily Prophet" e os quadros falantes, com magos que se mexem e conversam com as visitas.

SIMULADOR
Começa a verdadeira aventura no castelo, depois de muito empurra-empurra nas filas. Sentado em um banco parecido como de uma montanha-russa, o fã não consegue ver quem está a seu lado -o efeito é proposital, para que se sinta viajando sozinho pelo mundo de Harry Potter.

VOO
A cadeira se mexe enquanto as imagens são projetadas -parece simples, mas a sensação é a de estar dentro de um filme, nem dá para ficar de olho aberto o tempo todo. A primeira aventura é um voo sobre o castelo de Hogwarts, seguida pela fuga de um dragão e por uma partida de quadribol (o jogo do mundo dos bruxos).

ETAPA FINAL
Harry orienta o visitante, que o "segue" em uma vassoura voadora. Prepare-se para sacudir muito na cadeira, que quase vira de ponta-cabeça. Depois de enfrentar os dementadores e de vencer o jogo de quadribol, o fã é aplaudido pelos bruxos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.