São Paulo, sábado, 5 de fevereiro de 2011

Ciência

Se eu fosse uma jaqueira...

... eu comeria pelo pé e daria frutos imensos!

LUISA MASSARANI
COLABORAÇÃO PARA FOLHA

Há quem diga que passar debaixo de uma escada dá azar. Já passar debaixo de uma jaqueira dá... o maior frio na espinha! Afinal, levar uma jaca na cabeça não é moleza, não.
O peso não é biscoito: pode chegar a pesar cerca de 35 quilos, o equivalente a 35 pacotes de um quilo de açúcar (e talvez não muito diferente do peso que você, criança, tem hoje).
É considerado um dos maiores frutos que nasce em árvore no mundo: pode medir até uns 90 centímetros -provavelmente, um pouco menor que você.
Muitos acham que é uma árvore brasileira. Mas seus "parentes" vieram para cá muito tempo atrás, da região onde hoje é a Índia e Bangladesh.
Como outras árvores, a jaqueira retira os alimentos do solo, através de suas raízes. Em outras palavras, se fosse humana, uma jaqueira poderia ouvir de sua "mãe": "Minha filha, você quer fazer o favor de botar o pé na comida e comer direito?".
A água e os nutrientes retirados do solo vão, então, por meio de vasos que percorrem o "corpo" da árvore, até as folhas. Ali, com a ajuda da luz do Sol, os ingredientes se transformam em outros nutrientes de que a árvore precisa para viver.
A jaca, como outras frutas, protege as sementes, que depois vão dar origem a outras árvores. Quando a fruta cai no chão, várias aves e pequenos mamíferos (como o quati e o mico) comem sua polpa. Esses bichos comem o gomo e cospem a semente "fora", muitas vezes em outros locais. Se a semente germinar, cresce uma nova árvore.
A jaca é do tipo "ame-me ou deixe-me": tem gente que adora essa fruta; tem gente que a odeia. Já provou?

Fonte: Marcus Nadruz, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Centenas de frutos
Uma jaqueira, em geral, dá cerca de 150 frutos por ano. Mas algumas chegam a produzir 500.

Invasão de jacas!
A jaqueira é considerada uma árvore invasiva, porque toma conta de grandes áreas e impede o desenvolvimento de espécies nativas. No Rio de Janeiro, por exemplo, as jaqueiras se espalharam tanto pela floresta da Tijuca que a administração do parque cortou cerca de 55 mil árvores entre 2002 e 2007.

Mole ou dura?
Há três variedades de jaca no Brasil: jaca dura, que, como diz o nome, é mais dura e tem os frutos maiores (entre 15 e 40 quilos); jaca mole, que tem frutos menores; jaca manteiga, que tem frutos mais doces e não é tão dura nem tão mole.

Falando em "indiano"
A palavra "jaca", em português, vem do "malayalam" (uma das línguas da Índia). Há estudos arqueológicos que mostram que a jaca já era cultivada na Índia há um tempão, mais de 3.000 anos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.