São Paulo, sábado, 12 de maio de 2012

Por que fazer tudo à mão se existe o computador?

KIKO MISTRORIGO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Para entender melhor a técnica do "stop motion", que, em português, significa movimento parado, experimente olhar para um carro em movimento na rua e piscar o olho seguidas vezes.
É como se o carro fosse se movendo a cada vez que você abre o olho. É assim que os animadores de "Piratas Pirados" fazem. Mexem em cada boneco ou parte do cenário e, quando está tudo pronto, fotografam. Um trabalhão. Mas por que não fazem tudo por computador? Poderiam ter imagens hiper-realistas em 3D como nos incríveis "Tintim" e "Up"!
O pessoal da Aardman (produtora de "Piratas") já chegou a fazer assim em "Por Água Abaixo". Mas preferiu o "stop motion" para "Piratas" para dar outro visual ao filme. Talvez por estar mais habituados aos bonecos animados com as mãos, com movimentos menos artificiais do que os gerados por computador. Nem sempre o que parece "perfeito" é o melhor.
Com qualquer câmera fotográfica digital ou celular, você pode fazer experiências. Tem até aplicativo para colocar as fotos em movimento. Na internet, há vários exemplos de produções simples que ficaram super legais. Não se deve fazer uma competição entre animação por computador e em "stop motion". São duas técnicas com intenções diferentes. O mais importante sempre é uma boa história que seja bem contada.

KIKO MISTRORIGO é sócio da TV Pinguim, produtora do "Peixonauta" e de outras animações

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.