São Paulo, sábado, 16 de fevereiro de 2013

'Habemus papam' e fumaça anunciam novo líder

JOÃO BATISTA NATALI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ninguém vota para eleger um rei. O príncipe vira rei porque o pai dele morreu ou renunciou. O papa é como um rei, mas com uma importante diferença: ele não pode se casar e ter filhos. Logo, seu sucessor deve ser eleito.
O atual papa, Bento 16, disse que irá abandonar o trono, em razão de problemas de saúde, no próximo dia 28. É normal, então, que a Igreja se prepare para escolher um novo papa.
As leis internas da Igreja dizem que se deve convocar um conclave, palavra em latim que significa "com chave". Isso porque os católicos que elegem o papa ficam fechados na Capela Sistina, em Roma, durante a votação.
Esses católicos são 118 cardeais. O cardeal é o chefe dos bispos. Assim como os bispos são os chefes dos padres. Os cardeais são as pessoas mais importantes da Igreja, abaixo apenas do papa. As regras dessas eleições foram definidas na Idade Média, quase 200 anos antes da descoberta do Brasil.
Pois bem, os cardeais ficam fechados na Capela Sistina, sem celular, TV e internet. E votam quantas vezes for necessário, até que um candidato (um dos cardeais) tenha dois terços dos votos.
Quando isso acontece, as cédulas são queimadas com um colorante para tornar a fumaça mais branca. A fumaça sai por uma chaminé que é vista por católicos na praça São Pedro. A fumaça branca significa que a Igreja tem um novo papa. O cardeal mais velho vai até a principal sacada do Vaticano e anuncia, em latim: "Habemus papam" (temos papa).
E vem em seguida o novo papa, para sua primeira bênção.

RAIO-X

Joseph Aloisius Ratzinger, 85

Nome escolhido: Bento 16
Assumiu em 2005, sendo 265º papa e o décimo a renunciar. O último tinha sido Gregório 12, em 1415.

SAIBA MAIS SOBRE O PAPA

- É a maior autoridade da religião católica. Vive na sede da Igreja, o Vaticano, o menor Estado independente (país) do mundo. É tão pequeno que fica dentro de Roma e é cercado por um muro.

- Entre suas tarefas, o papa escolhe qual padre será bispo e qual bispo será cardeal. Também escreve livros e mensagens que dizem aos fiéis o que é certo ou errado de acordo com a Igreja Católica.

- O papa é eleito por cardeais e escolhe um nome diferente para ser chamado. O atual optou por Bento 16, mas, na verdade, chama-se Joseph. O nome mais escolhido até hoje foi João.

- A segurança do Vaticano é feita pela Guarda Suíça, cujos recrutas vestem uma roupa esquisita com detalhes vermelhos e listras azuis e amarelas.

- A palavra "papa" é uma sigla. Significa "petri apostoli potestatem accipiens", que em latim quer dizer "aquele que sucede o apóstolo Pedro" -são Pedro é considerado o primeiro papa. Mas a palavra também pode ter surgido da junção de outras duas: "pater patrum", que quer dizer "pai dos pais".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.