São Paulo, sábado, 20 de outubro de 2012

CAFUNÉ

Mundo na vitrine

CLARICE REICHSTUL
COLUNISTA DA FOLHA

A Casa Aero-Brás fica na rua Major Sertório, 192, no centro de São Paulo. Quem passa pela rua e vê uma vitrine cheia de miniaturas de carros, aviões e trens não dá muito pela pequena loja que ali se encontra. Mas é só cruzar suas portas, que o tempo se suspende e você está num mundo novo, cheio de aviões de todas as épocas e tamanhos, que podem voar a partir da propulsão de um elástico ou de um motor.
A história da aviação mundial está ali representada em todos os seus modelos, cores e formatos.
Embarcamos nesses aviões que levam os adultos de volta à infância e as crianças ao mundo das maravilhas. Dos aviões passamos para os trens, locomotivas e vagões. Os trilhos são infinitos, e rodamos sobre seus dormentes minúsculos, vendo da janelinha árvores, bancos, gramados e crianças.
Banhistas em miniatura abanam suas mãos em direção à nossa janela, felizes com o sol quente da lâmpada de 200 watts.
Casas, prédios, estabelecimentos comerciais de madeira, balsa ou papelão que podem ser comprados, já montados ou não, passam por nós durante a viagem. Vemos também por lá uma infinidade de papéis que imitam diferentes pisos e materiais e são usados em casinhas de mentira. Lá no fundo, aparece uma floresta de árvores para maquetes. Árvores brasileiras, das que a gente vê no nosso dia a dia. É um pouco como ser Gulliver e passear por Liliput, mas aqui no centro da cidade.

Texto Anterior | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.