São Paulo, sábado, 23 de julho de 2011

capa

Muito além do carneirinho

Por meio de contos ou cantigas, criaturas ajudam a espantar o choro e atrair o sono

GABRIELLA MANCINI
DE SÃO PAULO

Perto da Lua, num lugar chamado Somnia, vive a criatura Sandman. À noite, ela sopra areia nos olhos das crianças para que durmam e tenham bons sonhos.
Essa figura, inspirada na mitologia, foi parar na animação "Sonhos Roubados" (de Jesper Mřller e Sinem Sakaoglu). A estreia no Brasil será durante o Anima Mundi, festival de animação que acontece em São Paulo de 27 a 31/7 (confira a programação em www.animamundi.com.br).
Mas não é só Sandman que aparece quando a noite chega. Seja fazendo um carinho, como João Pestana, seja ameaçando pegar quem tem medo de careta, como o Boi da Cara Preta, figuras da mitologia e do folclore foram criadas no mundo inteiro para afastar a manha e atrair o sono -de um jeito mais divertido do que contando carneirinhos. Para chamá-las ou afastá-las, basta cantar, como em "Tutu-marambá, não venha mais cá...". Saiba mais nestas páginas.

FOLHA.com
Na Rádio Folhinha (www.folha.com.br/folhinha), ouça a canção "Murucututu", do grupo Mawaca.

"Murucututu, da beira do telhado, leva este menino que não quer ficar calado."

"Dorme, neném, que a Cuca vem pegar. Papai foi pra roça, mamãe foi trabalhar."

PESADELO
"Nightmare" significa pesadelo em inglês. Já "night mare", separadamente, quer dizer égua da noite. Em uma antiga lenda do Reino Unido, uma égua selvagem levava o espírito do sonhador para uma cavalgada emocionante e perigosa.
Heloisa Prieto, escritora e autora do livro "Mil e Um Fantasmas" (Cia. das Letras)

BICHO-PAPÃO
O comedor de criancinhas possui vários nomes. Tem corpo peludo e olhos cor de fogo. Surge por volta da meia-noite. A Cuca ou Coca, sua versão feminina, é uma velha feia que aparece nos telhados.

JURUPARI
Espírito que visita os índios em sonhos e provoca pesadelos. Não tem forma definida, mas alguns o descrevem como uma cobra com braços. Aperta o pescoço do dorminhoco para que não grite.

TUTU
Origem africana. Chegou ao Brasil por meio das escravas que cuidavam dos filhos dos seus senhores. Tem o poder de se transformar em objetos ou animais. Leva fama de ladrão e devorador de meninos (tudo mentirinha, claro!).

JOÃO PESTANA
Nem todas as criaturas espantam o sono. Este mito, que veio de Portugal, é como o personagem Sandman: coloca grãos de areia sobre as pestanas das crianças para adormecerem. Aproxima-se em silêncio quando elas fecham os olhos e, por isso, nunca foi visto.

CHIBAMBA
Lenda africana. Dizem que esse fantasma assombra crianças que fazem manha antes de dormir. Anda por aí dançando, enrolado em folhas de bananeira. E ronca como um porco!

MURUCUTUTU
Origem indígena. Essa coruja é considerada a mãe do sono e o empresta às crianças que demoram a dormir. Para chamá-la, canta-se um acalanto.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.