São Paulo, sábado, 30 de julho de 2011

teatro

80 dias em 50 minutos

Versão de clássico mistura teatro, dança e circo

GABRIELLA MANCINI
DE SÃO PAULO

No livro "A Volta ao Mundo em 80 Dias", escrito por Júlio Verne em 1872, os personagens percorrem o globo de navio, trenó e carruagem. No espetáculo de mesmo nome, da companhia Solas de Vento, basta pegar carona em alguns pedaços de sucata.
Eles são transformados em barco, trem, cavalo e até elefante para levar o patrão Fog (Ricardo Rodrigues) e seu empregado Passe-Partout (Bruno Rudolf) a países como Índia e China. "Tentamos nos aproximar do universo infantil, da liberdade de pegar uma caixa de papelão e transformar num carro e, em seguida, em outra coisa", conta Bruno.
Contra eles está o vilão Mr. Fix, que quer fixar os personagens no chão. Fog e o empregado correm contra o tempo, e os atores também: revezam-se para interpretar dez papéis!
O relógio até virou personagem. Em vez de marcar minutos, marca dias (80). "Vai logo!", ele repete, apressando a todos. No divertido espetáculo, a plateia fica dividida entre torcer para os heróis terminarem a viagem, como desejam, ou para o espetáculo não acabar.

"A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS"
DIREÇÃO Carla Candiotto
QUANDO sábados e domingos, às 17h30. Até 18/9
ONDE teatro Alfa (tel. 0/xx/11/5693-4000)
QUANTO de R$ 12 a R$ 24

DICAS DE VIAGEM
O que levar? "Caderno e lápis de cor para desenhar o que vir. Não levar a mala cheia, assim poderá trazer muitas lembranças." (Passe-Partout)
Aonde ir? "A um lugar com um mistério que você queira desvendar." (Fog)
Para não perder tempo: "Lembre-se de mim: vai logo!" (Relógio)

VIAJANTE
O francês Júlio Verne nasceu em 1828. Era neto de um grande navegador e ficou famoso por criar histórias sobre visitas a lugares distantes, como a Lua. Escreveu mais de 60 livros sobre viagens!

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.