São Paulo, quinta, 3 de dezembro de 1998
 
 


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PUC-CAMPINAS
Os 18.822 inscritos disputam 4.795 vagas
Exame dá ênfase à língua portuguesa

LUCIA RODRIGUES GONÇALVES
free-lance para a Folha

A PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) realiza nos dias 4/12 e 5/12 o seu vestibular em 15 locais de prova na cidade (confira quadro ao lado). Os 18.822 inscritos vão disputar 4.795 vagas oferecidas pela instituição em 36 cursos.
Medicina é a carreira mais concorrida do vestibular, com 35 candidatos concorrendo a uma vaga. Direito (noturno) aparece em segundo, com 12,3 candidatos, e fisioterapia vem em terceiro, com 10,9. O coordenador-adjunto do processo seletivo da PUC-Campinas, Mário Maróstica, diz que o vestibular da instituição é formulado a partir de grandes temas, e as questões são aglutinadas de forma interdisciplinar.
"Saímos do modelo tradicional. Um tema pode permitir a interdisciplinariedade de conceitos de matemática, física e química, por exemplo", diz Maróstica. E dá uma dica: a prova de conhecimentos gerais dará prioridade à língua portuguesa.
"Vamos avaliar o conhecimento que o aluno tem de química a partir do que ele sabe de português", afirma. O coordenador destaca que "o exame vai exigir raciocínio e não memorização" e abordará temas ligados ao cotidiano do candidato.
Este ano, os inscritos para a PUC-Campinas foram convidados a levar, no segundo dia do exame, material escolar para doação. Com o que está sendo chamado de Vestibular da Solidariedade, a instituição pretende arrecadar 45 mil itens para serem distribuídos pela Feac (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas) às escolas carentes da região do Campo Grande.
No primeiro exame (4/12), os candidatos respondem a 50 testes de conhecimentos gerais, distribuídos entre as disciplinas de história, matemática, geografia, língua portuguesa, literatura brasileira, física, química, biologia e inglês, além de fazerem uma redação (veja quadro abaixo).
No sábado (5/12), a prova traz 50 testes específicos para cada área: os inscritos em ciências biológicas e da saúde respondem a 25 questões de biologia e 25 de química; os de exatas e tecnológicas, a 25 de matemática e 25 de física; e os de humanas, a 20 de história, 20 de geografia e 10 de língua portuguesa.
As provas acontecem das 14h às 18h30. O tempo mínimo de permanência na sala é de 90 minutos. Maróstica recomenda aos vestibulandos que cheguem ao local do exame com uma hora e meia de antecedência. "Algumas ruas da cidade estão sendo repavimentadas, e a entrada do campus 2 está em reformas, o que pode dificultar o acesso dos alunos e causar trânsito intenso."
O candidato que perdeu o RG deve levar outro documento com foto, expedido por órgão público, como carteira profissional ou passaporte. E atenção: é proibido levar para a prova aparelhos eletrônicos, como celular, pager, bip e calculadora. Se o equipamento tocar durante o exame, o aluno terá a prova anulada.
A lista dos aprovados sai no dia 13/12, e as matrículas acontecem nos dias 15/12 e 16/12. Informações pelo tel. (019) 756-7100 e pela Internet (www.puccamp.br).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice





Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.