São Paulo, terça-feira, 01 de dezembro de 2009
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É preciso avaliar se vale a pena fazer a redação

DA REPORTAGEM LOCAL

Se cursinhos e escolas concordam que uma das principais dificuldades do Enem é saber controlar bem o tempo, a unanimidade termina quando o assunto é fazer ou não a redação.
De um lado, escolas incentivam seus alunos a fazer o exame inteiro, inclusive a redação. De outro, cursinhos relativizam a importância de perder um tempo -que pode ser importante na resolução dos testes- na elaboração da dissertação.
A lógica dos cursos pré-vestibulares é mais pragmática: não há sentido em perder tempo fazendo a redação se a universidade pretendida nem considera essa nota.
No Etapa, a orientação é fazer a redação se sobrar tempo. "Não se pode prejudicar os testes por causa da redação", diz a Célia Passoni, coordenadora de língua portuguesa do cursinho.
Já o professor Sílvio Freire, orientador do ensino médio do Santa Maria, tem outra visão. Para ele, é importante que o aluno faça a redação com cuidado porque o Enem ajuda a pensar nas estratégias pedagógicas aplicada no ensino médio e também porque é uma forma de avaliação da escola.
"A dica do cursinho é efetiva. Ela não está errada. Mas tem uma intenção da nossa na escola [em estimular o aluno a fazer a redação]."
Freire ainda ressalta que fazer o Enem com cuidado pode ser um bom investimento para os próximos anos, uma vez que esta edição pode ser considerada em processos seletivos do ano que vem.


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