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É preciso avaliar se vale a pena fazer a redação
DA REPORTAGEM LOCAL
Se cursinhos e escolas concordam que uma das principais dificuldades do Enem é
saber controlar bem o tempo, a unanimidade termina
quando o assunto é fazer ou
não a redação.
De um lado, escolas incentivam seus alunos a fazer o
exame inteiro, inclusive a redação. De outro, cursinhos
relativizam a importância de
perder um tempo -que pode
ser importante na resolução
dos testes- na elaboração da
dissertação.
A lógica dos cursos pré-vestibulares é mais pragmática: não há sentido em perder tempo fazendo a redação
se a universidade pretendida
nem considera essa nota.
No Etapa, a orientação é
fazer a redação se sobrar
tempo. "Não se pode prejudicar os testes por causa da redação", diz a Célia Passoni,
coordenadora de língua portuguesa do cursinho.
Já o professor Sílvio Freire, orientador do ensino médio do Santa Maria, tem outra visão. Para ele, é importante que o aluno faça a redação com cuidado porque o
Enem ajuda a pensar nas estratégias pedagógicas aplicada no ensino médio e também porque é uma forma de
avaliação da escola.
"A dica do cursinho é efetiva. Ela não está errada. Mas
tem uma intenção da nossa
na escola [em estimular o
aluno a fazer a redação]."
Freire ainda ressalta que
fazer o Enem com cuidado
pode ser um bom investimento para os próximos
anos, uma vez que esta edição pode ser considerada em
processos seletivos do ano
que vem.
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